Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Abicom: Combustíveis caros no Brasil podem estimular importação

Segundo a entidade, os preços praticados no país estão acima da paridade com o mercado internacional

08/01/2026 11h03

Foto: Divulgação

Dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) mostram que os preços dos combustíveis praticados no país estão acima do mercado internacional. A pesquisa mostra que a gasolina está 12% mais cara e que a média de defasagem do óleo diesel é de 5%.

O levantamento demonstra que a tendência para o preço do petróleo voltou a ser de queda, apesar dos movimentos ocorridos no fim de semana, que levaram à captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse que as empresas dos EUA poderiam acessar as reservas de petróleo no país sul-americano, com resposta ao aumento da influência da China na região.

Diante disso, a vantagem para a importação de diesel e gasolina ao mercado brasileiro fica maior, como reforça a própria Abicom: “Com a redução no câmbio acompanhada pelos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia útil anterior, o cenário médio de preços está acima da paridade para a gasolina e para o óleo diesel”.

Entre os cinco polos com operações da Petrobras e considerados pela pesquisa, a unidade de Itacoatiara, no Amazonas, teve a maior defasagem (8%) do país, enquanto as menores (4%) foram registradas em Paulínia (SP) e Araucária (PR). Em valores nominais, a média de defasagem da gasolina nesse dia foi de R$ 0,34, enquanto que do óleo diesel foi de R$ 0,17.