04/10/2023 10h15
Foto: Divulgação
Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.143 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no segundo trimestre de 2023. No 1T23, esse número chegou a 831 marcas, uma alta de 37,5% entre os períodos e o que demonstra um acréscimo importante no plano de expansão das empresas. Em termos de comparação, ao longo de 2022, cerca de 4 mil marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shoppings, ano marcado por um grande crescimento do setor. Em 2021, esse montante foi de 3.500 marcas.
De acordo com o estudo "O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão", os segmentos que mais expandiram entre abril e junho deste ano, foram: Alimentação e Bebidas (28%), seguido por Vestuário (19%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (6%), Acessórios (6%), Calçados (5%), Entretenimento (5%), Telefonia e Acessórios (4%), Serviços Estéticos (3%), Artigos Esportivos (2%) e Óticas (2%).
A seguir estão as 10 primeiras colocadas, entre as 1.143 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 2T23, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: 1ª - Milky Moo (Alimentação e Bebidas), 2ª - Fini (Alimentação e Bebidas), 3ª - Vivara / Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), 4ª - Natura (Perfumaria e Cosméticos), 5ª - Touti Cosmetics (Perfumaria e Cosméticos), 6ª - Cololido Algodão Doce (Alimentação e Bebidas), 7ª - Cacau Show (Alimentação e Bebidas), 8ª - Ótica Chilli Beans (Óticas), 9ª - Carter's (Vestuário) e 10ª - Cheirin Bão (Alimentação e Bebidas) e New Era (Acessórios).
Destaques por segmento
Entre as 1.143 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 2T23, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.
O segmento de Alimentação e Bebidas liderou o ranking das top 10 que mais inauguraram no período, com 28% de representatividade. No total, 318 marcas diferentes foram identificadas, e, dentre elas, as franquias representaram a grande maioria.
Entre os destaques, estão: Milky Moo, Fini, Cololido Algodão Doce, Cacau Show, Cheirin Bão, Ice Cream Roll, Mundo di Chocolate, Kopenhagen, Outback e Nutty Bavarian, Oakberry Açaí, Cosechas, The B-Burgers, Starbucks e Johnny Joy.
O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 19% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 218 marcas distintas foram mapeadas e, entre as que mais se destacaram neste trimestre, estão: Carter's, Raphael Steffens, Lupo, Criatiff, Tip Top, Calzedonia, Live! e Hering.
Marcas estreantes
13 marcas estrearam com destaque dentro dos seus respectivos segmentos. No total dos 11 principais segmentos pesquisados, 7 tiveram marcas estreantes. São elas: Mundo di Chocolate (Alimentação e Bebidas), Imaginarium (Artigos para o Lar / Decoração e Presentes), Mmartan (Artigos para o Lar / Decoração e Presentes), Castor Colchões (Artigos para o Lar / Decoração e Presentes), Zazulê (Artigos para o Lar / Decoração e Presentes), Fuel (Acessórios), Pampilli (Calçados), Elephant Entretenimento (Entretenimento), Fun Photo (Entretenimento), Sóbrancelhas (Serviços Estéticos), Reebok (Artigos Esportivos), Arranjo Express (Costura) e Omo Lavanderia (Lavanderia).
Glauco Humai, presidente da Abrasce, avalia que a evolução no modelo de negócios dos shoppings incrementa novas opções de lazer, entretenimento e serviços, atraindo mais visitantes e proporcionado às marcas mais motivação para expandirem seus negócios nos empreendimentos. "É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Os shoppings são, atualmente, grandes plataformas de viver, somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos", finaliza o executivo.