Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Ácido sulfúrico vaza no Porto de Aratu-Candeias (BA)

Codeba informa que a ocorrência não representa riscos às operações do terminal

10/04/2024 13h56

Foto: Divulgação

Um vazamento de ácido sulfúrico ocorreu, na noite de terça-feira (9), do Porto de Aratu-Candeias, localizado na enseada de Caboto, na Baía de Aratu. O incidente foi registrado nas dependências da Vopak, operadora de terminais de tanques especializada em estocagem e manuseio de produtos químicos e óleos.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra o porto, confirmou o vazamento na área 1 que é destinada à armazenagem de ácido sulfúrico. “Não houve feridos e o incidente foi prontamente controlado pelas equipes técnicas e operacionais da empresa. A ocorrência ficou concentrada em uma área específica do terminal, e não representa riscos às operações”, informou através de nota.

A Codeba ressalta que, “enquanto Autoridade Portuária, vinculada Ministério dos Portos e Aeroportos, preza pela segurança nas operações realizadas nos portos sob sua administração, sempre em conformidade com a legislação e com respeito às determinações de todos os órgãos de Controle e Regulação”.

Foto: Divulgação

O Porto de Aratu-Candeias é a principal unidade operacional da Codeba, com 53% de participação nas cargas operadas em 2023. Foram 6.684.910 toneladas movimentadas, mantendo a liderança entre os portos públicos da Bahia. Entre os principais produtos que circulam no porto estão minérios de ferro, manganês e cobre, ureia, fertilizantes, nafta, propeno, concentrado de cobre.