Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Ações de combate a incêndios no Pantanal receberão R$ 167 milhões

Os recursos são do Fundo Mundial para o Meio Ambiente

07/08/2021 14h06

Foto: Divulgação

As ações de combate a incêndios florestais no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT) e no bioma do Pantanal em Mato Grosso do Sul receberão investimentos de R$ 167 milhões do Fundo Mundial para o Meio Ambiente.

Os recursos do fundo serão usados por meio do programa GEF-Terrestre, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e implementado e executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Entre as ações está o resgate de animais silvestres em emergências ambientais, em especial ocorrências de incêndios florestais.

O MMA também firmou parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) para a realização de aceiros, para prevenir que eventuais focos de incêndio consigam se espalhar. Também será organizado um novo sistema de monitoramento de embarcações, além de estímulo a pesquisas científicas sobre o impacto do fogo no Parque Nacional.

Outra medida foi um acordo firmado com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, para que a Polícia Militar Ambiental do estado auxilie na fiscalização e monitoramento dos incêndios e também participe de intercâmbio de informações, inteligência e educação ambiental com o MMA e outros órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública em toda a região do Pantanal no estado.