Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte será fechado

O local será transferido para a Secretaria de Patrimônio da União

08/09/2020 09h15

Foto: Divulgação

O aeroporto Carlos Prates, localizado no bairro Jardim Montanhês, na Região Noroeste de Belo Horizonte, será desativado até dezembro de 2021, segundo informações do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Segundo o ministro, as operações serão transferidas para outros aeroportos, dentre eles o da Pampulha. Existia uma previsão de concessão para o Carlos Prates, mas ela foi suspensa. O local será transferido para a Secretaria de Patrimônio da União.

Perto do aeroporto, já foram registrados pelo menos nove acidentes aéreos desde os anos noventa. Constam oito no banco de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de 2009 até maio deste ano, quando um avião de pequeno porte caiu. O local opera voos particulares e é dedicado à formação de pilotos.

O Aeroporto Carlos Prates foi construído na década de 1930, quando a região ainda era praticamente deserta, e ocupa uma área de quase 580 mil metros quadrados. A ocupação urbana começou dez anos depois. Os bairros Caiçara e Adelaide, próximos ao aeroporto, têm atualmente quase 24 mil habitantes, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.

Em outubro do ano passado, um acidente com um avião de pequeno porte, que saiu do aeroporto Carlos Prates, caiu no bairro Caiçara, matando quatro pessoas e deixando outras feridas. No acidente, três carros foram queimados e a rede elétrica da Rua Minerva foi atingida por chamas.