Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aeroporto da Pampulha-MG é o 3º maior do país na aviação geral

Em janeiro deste ano, foram 3.564 operações envolvendo helicópteros, jatinhos particulares e outras aeronaves

13/03/2024 09h45

Foto: Divulgação

O Aeroporto da Pampulha – Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte (MG), administrado pela concessionária CCR Aeroportos e que completa 91 anos de serviços neste mês de março, registrou o terceiro maior número de pousos e decolagens entre todos os aeródromos focados em Aviação Geral no Brasil em janeiro de 2024.

Ao longo do primeiro mês do ano, foram 3.564 operações envolvendo helicópteros, jatinhos particulares e outras aeronaves que operam voos enquadrados neste tipo de aviação, também conhecida como Aviação de Negócios. O número representa um aumento de 27,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). O levantamento apontou que o Aeroporto da Pampulha ficou atrás apenas dos Aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e do Campo de Marte, em São Paulo, na quantidade de pousos e decolagens.

“Começar o ano com um aumento de movimentos tão expressivo, e sendo destaque entre os aeroportos brasileiros focados em Aviação Geral, nos anima bastante para seguir atendendo com excelência nossos clientes em Belo Horizonte e a buscar continuadamente melhorias na experiência deste público”, declara Monique Henriques, diretora comercial da CCR Aeroportos.

O relatório do Decea revela um aumento de aproximadamente 7% no número total de pousos e decolagens no Brasil durante o primeiro mês deste ano. Com crescimento muito acima da média nacional, o Aeroporto da Pampulha foi muito importante para elevar o desempenho do mercado brasileiro neste período, ressalta a CCR Aeroportos.

“Se levarmos em consideração não só os aeroportos exclusivos de Aviação Geral, mas todos os aeroportos brasileiros, Pampulha é o 19º com mais operações de pouso e decolagem no país. É uma posição espetacular, pois estamos falando de uma lista que inclui Guarulhos, Galeão, Viracopos, Confins, Brasília, Goiânia e outros aeroportos de grande porte no Brasil”, afirma Fabiano Reis, gerente do Aeroporto da Pampulha.

O que é Aviação Geral?

À exceção da aviação militar (aeronaves operadas pela FAB, pelo Exército e pela Marinha), dos grandes aviões operados por companhias aéreas e das aeronaves aerodesportivas (asas delta, trikes, parapentes, girocópteros, ultraleves, etc.), todos os aviões e helicópteros registrados no Brasil compõem a frota de Aviação Geral ou Aviação de Negócios.