Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Aeroporto de Belém instala biometria facial

O terminal inaugura seis portões automatizados para agilizar o controle migratório e reforçar a segurança

08/11/2025 09h20

Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional de Belém acaba de inaugurar seis novos Portões de Controle de Fronteira Automatizado (ABC Gates). O novo sistema utiliza tecnologia de biometria facial para o controle migratório, e foi implementado pela SITA, especialista em tecnologia para o setor aéreo. A iniciativa visa modernizar o aeroporto e reforçar a segurança para receber as delegações do mundo na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

Foram instalados seis ABC Gates, sendo três na área de embarque e três na área de desembarque, otimizando o processo de controle migratório e garantindo mais agilidade, segurança e eficiência para os viajantes.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Aeroporto de cumpre um papel estratégico na conectividade nacional e agora é também um exemplo de modernização tecnológica e eficiência operacional. “Esse investimento na biometria facial, feito em parceria com a iniciativa privada, reforça o compromisso do Governo Federal com a segurança e a agilidade no controle de fronteiras”, afirmou.

Segundo o diretor Brasil da SITA, Daniel Granado, a tecnologia proporciona ganhos diretos tanto aos viajantes quanto para a Polícia Federal, ao automatizar etapas do controle migratório e permitir que os agentes concentrem esforços em atividades estratégicas. “A chegada dos ABC Gates ao Aeroporto de Belém representa um avanço importante na jornada de transformação digital dos aeroportos brasileiros. Estamos levando mais tecnologia para onde ela é essencial: no contato direto com o passageiro, garantindo eficiência no processamento e reforço à segurança nacional”, afirmou o executivo.