31/08/2021 10h21
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
O Aeroporto de Brasília registrou quase um milhão de passageiros durante o mês de julho deste ano. A movimentação foi 267,7% maior do que em 2020 e 37% menor do que em 2019, antes da pandemia da Covid-19. O terminal teve mais de 9 mil pousos e decolagens durante as férias de julho deste ano, divididas entre 40 destinos no Brasil.
De acordo com a Inframerica Aeroportos, responsável pela gestão do terminal, as cidades de maior procura foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Aeroporto de Brasília se destaca como um hub, ou seja, um centro de conexão. Atualmente, mais de 45% dos passageiros utilizam o terminal para se deslocar para outras regiões do país.
O tráfego internacional também aumentou durante o período. O aeroporto registrou 72 voos para o exterior e mais de 7 mil passageiros. Por causa da pandemia, apenas a TAP e a Copa Airlines estão operando voos para Lisboa e Cidade do Panamá, respectivamente.
Segundo a Inframerica, entre os motivos para o crescimento está o avanço da vacinação. Só no Aeroporto de Brasília, mais de cinco mil colaboradores receberam a 1ª dose e a concessionária diz estar trabalhando desde o início da pandemia com ações sanitárias. O terminal chegou a ser reconhecido internacionalmente com o selo de boas práticas sanitárias pelo Conselho Internacional de Aeroportos.