Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aeroporto de Chapecó lança voo da Gol para Florianópolis

Os voos serão com aeronaves Boeing 737 de capacidade entre 144 e 186 passageiros

03/10/2025 11h27

Foto: Divulgação

O Aeroporto de Chapecó deu início, nesta sexta-feira (03), ao primeiro voo operado pela Gol Linhas Aéreas com destino a Florianópolis. Para celebrar a estreia, os viajantes foram recebidos com brindes simbólicos no momento do embarque.

Os voos, que serão realizados com aeronaves da família Boeing 737, com capacidade para entre 144 e 186 passageiros, ocorrerão três vezes por semana, com as aeronaves pernoitando no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

Essa logística proporciona mais agilidade e conforto aos clientes. Com a inclusão dessa nova frequência, que se soma aos voos diários já existentes da Azul, o número total de frequências mensais para Florianópolis aumentará em 42% a partir de outubro.

O voo G3-2164 decola de Chapecó às 6h nas segundas, quartas e sextas-feiras, com chegada prevista em Florianópolis às 7h10. No trajeto inverso, o voo G3-2165 parte do Aeroporto Internacional Hercílio Luz às terças, quintas e domingos às 21h40, pousando no oeste catarinense às 22h50.

Para Filipe Gomes, gerente do Aeroporto de Chapecó, a nova frequência representa um avanço significativo na conectividade regional. “A ligação direta com Florianópolis é uma das solicitações mais recorrentes dos passageiros que utilizam o aeroporto, especialmente do setor produtivo local. Ter essa nova opção de voo com a Gol é motivo de grande satisfação e reforça o papel do aeroporto como elo entre diferentes regiões do estado, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Oeste catarinense”, afirmou.

Atualmente, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso já oferece voos para Florianópolis operados pela Azul, além de ligações diárias para São Paulo (Congonhas) pela GOL, para São Paulo (Guarulhos) por meio da Latam e da GOL, e para Campinas (Viracopos) operados pela Azul.

Desde que passou a ser administrado pela Voe Xap em dezembro de 2020, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso passou por um extenso processo de ampliação e modernização, com investimentos na ordem de R$ 40 milhões. As melhorias, concluídas em dezembro de 2022, permitiram quase triplicar a capacidade de atendimento do terminal de passageiros, que agora comporta até 1,5 milhão de viajantes por ano.

A infraestrutura do aeroporto foi também aprimorada com a instalação de duas ilhas de concreto no pátio de aeronaves, que melhoram a qualidade do pavimento e permitem a operação de aviões maiores. Além disso, foi homologado o procedimento RNP, que permite pousos por instrumentos (IFR) na cabeceira 29, e a instalação do segundo PAPI, um auxílio visual importante para a precisão nas operações aéreas.

De acordo com Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, a expansão das rotas aéreas está diretamente ligada aos avanços no complexo aeroportuário. “Além do potencial da região, acreditamos que a chegada de novos voos reflete a qualidade da infraestrutura atualmente disponível no Aeroporto de Chapecó. Desde que assumimos a concessão, temos trabalhado em diversas frentes para garantir conforto, segurança e eficiência para passageiros e companhias aéreas. O compromisso com a melhoria contínua é o que assegura a confiança de nossos parceiros e o crescimento sustentável da operação”, destacou.