Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Aeroporto de Maricá (RJ) abre licitação para novos hangares

Os espaços serão voltados exclusivamente para operações offshore e serviços relacionados

25/06/2025 07h07

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), abriu processo de licitação para concessão de uso de quatro novos hangares no Aeroporto de Maricá. A sessão pública será realizada remotamente no dia 3 de julho, às 10h, e o edital já está disponível no site da Codemar.

O Aeroporto de Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, está na reta final das obras de ampliação. No total, quatro intervenções ocorrem simultaneamente: reforma da pista, melhorias nas taxiways, construção de um novo pátio para helicópteros – o Pátio 4 – e a implantação de quatro novos hangares, com áreas de 2.400 m² e 3.000 m².

As obras de ampliação do Aeroporto de Maricá representam mais um passo estratégico para o fortalecimento da economia local, consolidando o aeroporto como um dos principais polos para as operações offshore.

O projeto contempla a construção do novo Pátio 4, uma área exclusiva para helicópteros, com capacidade para receber até 13 aeronaves do modelo S-92 — o maior em operação no segmento offshore.

Também estão em andamento as obras de novas pistas de taxiamento, que vão garantir mais eficiência no deslocamento das aeronaves dentro do terminal. A previsão de conclusão das obras é agosto.

Além da expansão da infraestrutura, a pista principal de pouso e decolagem, com 1.190 metros de extensão, passa por uma revitalização completa. A nova camada asfáltica, reforçada com grafeno, promete aumentar a resistência e prolongar a vida útil do pavimento, elevando a capacidade operacional do aeroporto.

Anexos ao novo pátio, estão sendo construídos os hangares, voltados para a operação e manutenção de aeronaves, com foco no mercado de óleo e gás. E com esse encaminhamento para o final das obras, a licitação para concessão de uso desses hangares já está aberta.

Mais informações e o edital da licitação podem ser acessados neste link.