16/12/2019 22h10
O aeroporto internacional de Salvador, agora denominado Salvador Bahia AirPort, está maior e mais moderno. Com um investimento de R$ 700 milhões, o concessionário Vinci Airports entregou, em dezembro, a primeira etapa das obras de ampliação e melhorias do aeródromo baiano. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da cerimônia ao lado do governador da Bahia, Rui Costa, do prefeito de Salvador, ACM Neto, do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, e de executivos do grupo Vinci.
No total, o terminal de passageiros ganhou mais 22 mil metros quadrados de área construída, a exemplo da ampliação da área de embarque e do novo píer, com seis pontes de acoplagem de aeronaves. As melhorias permitiram o aumento da capacidade operacional do aeroporto de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano.
As duas pistas foram reformadas, trazendo mais segurança para as operações. A habilitação da pista auxiliar para receber aeronaves de até 36m de envergadura, como o Boeing 737 e Airbus A320, permitiu que a mesma passasse a ser melhor aproveitada pela aviação comercial. A maior parte da frota da aviação doméstica é formada por aviões desse porte. Outras mudanças estruturais vão aumentar a segurança e a eficiência do aeroporto, como a ampliação do pátio de aeronaves em 45 mil metros quadrados, a renovação das subestações de energia elétrica, a instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio em 100% do terminal de passageiros e a implantação de um sistema de automatização das operações.
Também foram construídas uma Estação de Tratamento de Efluentes, que permitiu o reuso de água, e uma nova Central de Resíduos para aumentar a taxa de reciclagem. Em busca da eficiência energética, foram instaladas lâmpadas de LED em todo o terminal, equipamentos antigos foram trocados e está em andamento a implantação da usina de energia solar. O Aeroporto de Salvador, segundo o grupo Vinci, será o primeiro do país a produzir energia suficiente para prover parte significativa de sua demanda diária.
Os investimentos contemplaram ainda a renovação do sistema de refrigeração e a ampliação da área comercial. Até janeiro de 2020, a previsão do concessionário é a de que tenham sido inaugurados cerca de 50 estabelecimentos, entre opções de varejo, alimentação e serviços.
Próxima etapa
A segunda etapa das obras já teve início em 1º de novembro e tem prazo até outubro de 2021 para conclusão. Com volume de intervenções menor do que o registrado na primeira fase, contempla o acréscimo de dez posições de check-in, a implantação de mais duas pontes de embarque e a ampliação do número de canais de inspeção nas áreas doméstica e internacional.
Salvador é o terceiro aeroporto concedido na 4ª rodada a ter obras entregues neste ano, depois de Florianópolis (28 de setembro) e Porto Alegre (19 de novembro). O próximo aeroporto concedido a concluir a primeira etapa de melhorias é o de Fortaleza, ainda sem data para a entrega. Todos os concessionários estão cumprindo o cronograma.
Novas concessões
Em 2020, outros 22 aeroportos, divididos em três blocos regionais, serão concedidos ao setor privado, durante a 6ª rodada, incluindo os de capitais como Curitiba/PR, Manaus/AM e Goiânia/GO. Em 2022, 19 aeroportos, incluindo São Paulo/Congonhas e Rio de Janeiro/Santos Dumont, devem ser leiloados na 7ª rodada. Os investimentos privados previstos nas concessões da 6ª e da 7ª rodadas somam R$ 10,27 bilhões, divididos ao longo dos próximos 30 anos.