16/06/2023 16h36
Foto: Divulgação
O Aeroporto Regional Luciano de Arruda Coelho, em Sobral, no interior do Ceará, foi autorizado Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber operações de embarque e desembarque de aeronaves a jato.
Atualmente, o aeroporto já opera com voos da aviação geral (particulares) e voos da aviação comercial operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves que fazem o traslado entre a região Norte e a capital, três vezes por semana.
Desde o mês de abril, o aeroporto passa por uma série de inspeções relacionadas a homologação do sistema Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), um equipamento de iluminação que auxilia pilotos no momento da aproximação para pouso, garantindo mais segurança às operações aéreas. O Papi é uma condição da Anac para que novos aeroportos possam receber a operação de aeronaves a jato.
“O Papi indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante segurança no momento da aproximação da aeronave para o pouso”, explicou o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias, Marcus Pacobahyba.
Além de Sobral, os aeroportos de Aracati e Jericoacoara já operam com o Sistema Papi no auxílio do pouso das aeronaves. Outros quatro aeroportos (Crateús, Iguatu, São Benedito e Tauá) também passam pelo processo de homologação dos Papis para incremento da segurança das operações.
Com investimento de R$ 70 milhões pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará em abril de 2022 e possui capacidade para receber aeronaves de porte médio.
Instalado numa área de 180 hectares, a cerca de 13 km da sede do município, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800 metros de extensão por 30 metros de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².
Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de venda de bilhetes e check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.