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Transporte Aéreo

Airbus A321XLR entra na fase final de certificação

Conforme a Airbus, o A321XLR está nos estágios finais de certificação, com o fabricante divulgando o desenvolvimento logo após o começo do Farnborough International Airshow

20/07/2024 08h12

Conforme a Airbus, o A321XLR está nos estágios finais de certificação, com o fabricante divulgando o desenvolvimento logo após o começo do Farnborough International Airshow.

A Airbus lembrou que o processo de certificação começou em 2019, com o comitê do programa solicitando formalmente a aprovação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e organizando uma reunião de familiarização.

Mesmo com a pandemia de 2020 prejudicando o setor de aviação, a campanha de certificação continuou com a fase de projeto, que já estava bem adiantada na época. Posteriormente, a Airbus aprovou os desenhos para a montagem e fabricação dos principais conjuntos de componentes (MCAs) e os entregou à linha de montagem final (FAL) no Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder (XFW).

No fim de 2021, a fase de montagem final (MG9) estava em andamento para o primeiro dos três protótipos A321XLR que iniciariam a campanha de testes de voo. Os primeiros testes de voo deste modelo começaram em 15 de junho de 2022, há mais de dois anos. De acordo com a Airbus, as três aeronaves de teste A321XLR acumularam cerca de 1.450 horas de voo (FH) em mais de 510 voos. Testes adicionais em solo resultaram na entrega de mais de 700 documentos individuais à EASA.

A empresa reiterou que primeiro o A321XLR será certificado com o motor CFM International LEAP-1A, seguido pela certificação dos A321XLRs equipados com o Pratt & Whitney PW1100G.

A Airbus também explicou que, em 2024, seus engenheiros estavam bastante atarefados implementando e resolvendo todas as questões levantadas pela EASA e pela Federal Aviation Administration (FAA). O fabricante mencionou que colaborou extensivamente com os reguladores para garantir a segurança do design do RCT e das estruturas ao redor.

De acordo com os dados da ch-aviation, 24 companhias aéreas de diferentes partes do mundo encomendaram um total de 496 aeronaves A321XLR, abrangendo África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América Latina. Os registros do site também indicaram algumas aeronaves sem atribuição.