Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Airbus e a Korean Air celebram 50 Anos de parceria

No total, a Korean Air já encomendou 165 aeronaves da Airbus

08/09/2024 09h25

Foto: Divulgação

Esta semana marca o 50º aniversário da longa e bem-sucedida parceria entre a Airbus e a Korean Air. A história de cooperação começou em 5 de setembro de 1974, quando a companhia aérea fez seu primeiro pedido de aeronaves à Airbus, adquirindo o modelo original A300B4.

Esse contrato para seis aeronaves foi apenas o terceiro pedido recebido pela recém-estabelecida Airbus e o primeiro proveniente de fora da Europa, estabelecendo as bases para uma relação duradoura entre as duas empresas.

A primeira unidade do A300B4 foi entregue à Korean Air em 1º de agosto de 1975. Desde então, a companhia aérea expandiu sua frota com quase todos os tipos de aeronaves da Airbus, incluindo o A300B4, A300F4, A300-600R, A330-200, A330-300, A380, A220-300 e, mais recentemente, o eficiente A321neo.

A Korean Air também se destacou como uma das principais operadoras de aeronaves Airbus em termos de confiabilidade técnica, recebendo mais de 20 prêmios de Excelência Operacional do fabricante.

Além das operações aéreas, a Korean Air Aerospace Business Division (KAL-ASD) tem sido fornecedora da Airbus desde 1989. Atualmente, a KAL-ASD produz portas de carga em compósito para o A350, dispositivos de ponta de asa Sharklet que economizam combustível para a família A320, além de painéis de pele de fuselagem para o A330.

Olhando para o futuro, em março deste ano a Korean Air anunciou um novo pedido de 33 aeronaves A350 de última geração como parte de seu programa de renovação de frota. O novo lote incluirá 27 A350-1000 e seis A350-900, prometendo oferecer níveis inéditos de eficiência, com uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões de carbono em comparação com aeronaves de geração anterior de tamanho semelhante.

Christian Scherer, CEO da Airbus, declarou: “Como nosso primeiro cliente fora da Europa, a Korean Air desempenhou um papel significativo na consolidação da Airbus no mercado global. Nossa parceria duradoura é um testemunho dos valores compartilhados de inovação, excelência técnica e satisfação do cliente. E que melhor maneira de celebrar do que com o novo pedido pelo A350! Ele desempenhará um papel fundamental na próxima fase de desenvolvimento da Korean Air como uma das principais companhias aéreas do mundo.”

Walter Cho, presidente e CEO da Korean Air, também expressou sua satisfação: “Nossa jornada de meio século com a Airbus é um testemunho do poder da colaboração na indústria da aviação. Como primeiro cliente fora da Europa, demos um passo ousado que ajudou a estabelecer a Airbus como líder global na aviação. Em contrapartida, a Airbus nos proporcionou consistentemente aeronaves de ponta que foram essenciais na nossa evolução para uma companhia aérea global de destaque. Desde o primeiro A300 até o nosso recente pedido do A350, escolhemos a Airbus como parceira em nossa missão de conectar o mundo.”

No total, a Korean Air já encomendou 165 aeronaves da Airbus, das quais 71 estão a caminho de futuras entregas, incluindo mais 39 exemplares do A321neo e os 33 do A350. Este marco de 50 anos destaca a importância da colaboração contínua e a inovação no setor aéreo global.

Fonte: Aeroin