Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Alstom entrega primeiro novo trem da ViaMobilidade em São Paulo

A previsão é que a composição comece a circular em maio, depois de passar por uma série de testes

28/02/2023 14h35

Foto: Divulgação 

Alstom entregou, nesta terça-feira (28), o primeiro novo trem da concessionária ViaMobilidade para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. O governador do estado Tarcisio de Freitas este presente na cerimônia de apresentação com várias autoridades.

Ao todo, foram encomendados 36 trens da série 8900 (frota A), com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Cada trem possui capacidade para transportar até 2.600 passageiros. A previsão é que a composição comece a circular em maio, depois de passar por uma série de testes.

“Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada deste primeiro trem é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros. Vamos proporcionar um nível de modernidade e conforto que refletem o que a CCR e a ViaMobilidade projetam para os passageiros”, explica Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

Novos trens: tecnologia moderna e itens de conforto

Cada trem possui capacidade para transportar até 2.600 passageiros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

As composições também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.