Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Amazon amplia receita impulsionado por serviços de varejo

Serviços de vendedores terceirizados da gigante americana cresceram 34%

02/08/2021 15h50

Foto: Divulgação

À medida que o aumento do comércio eletrônico do ano passado diminui, o mesmo ocorre com o crescimento da receita da Amazon - mas, de acordo com seu relatório de lucros do segundo trimestre, a empresa fez um progresso significativo além do lado do produto físico de seus negócios.

No geral, a Amazon arrecadou US $ 113,1 bilhões em vendas líquidas no segundo trimestre deste ano, um aumento de 27% ano a ano. É um número respeitável, mas empalidece em comparação com o salto de 40% que a Amazon viu no segundo trimestre do ano passado, durante o auge dos bloqueios de pandemia iniciais. Também não atendeu às expectativas dos analistas.

Mas o recente relatório de lucros da empresa também revela até que ponto a Amazon tem sido capaz de diversificar suas fontes de receita, especialmente em publicidade e serviços de varejo - e tem usado esses novos mercados para obter um lucro saudável. No último trimestre, a Amazon gerou US $ 8,1 bilhões em receita líquida, então um de seus maiores lucros até hoje. Neste trimestre, atingiu US $ 7,8 bilhões em receita líquida.

Vendedores terceirizados

Ainda segundo o documento, os serviços de vendedores terceirizados da Amazon – que incluem comissões e taxas de cumprimento – cresceram 34%, trazendo US$ 25,085 bilhões em relação ao ano passado. No Amazon Marketplace, muitas marcas de eletrônicos populares deixaram de ser vendidas depois que um relatório indicou que muitas delas estavam pagando aos clientes para deixar avaliações positivas.

Outra situação relativamente delicada enfrentada plataforma diz respeito à responsabilização por produtos defeituosos de terceiros vendidos em seu marketplace.

Por outro lado, o software de computação em nuvem da empresa, denominado Amazon Web Services, permaneceu lucrativo e o florescente negócio de serviços da Amazon está ganhando espaço na receita da empresa.

Prova disso é a crescente oferta serviços de remessa e atendimento a seus vendedores terceirizados. A empresa também ampliou seu negócio de publicidade. Por meio de sua recente onda de acordos de streaming de esportes e da aquisição da MGM, a empresa está se preparando para vender anúncios de alto custo até mesmo para grandes marcas sem presença na Amazon.

Embora a Amazon não divulgue especificamente a receita de anúncios, seu segmento “Outros” – a maior parte é a receita de anúncios – cresceu 83% neste trimestre, totalizando US$ 7,914 bilhões.

Fonte: Modern Retail