19/07/2024 13h28
A elaboração de regras mais específicas para o transporte aéreo de animais segue como prioridade para o Governo Federal. Os próximos passos para promover maior segurança e bem-estar aos pets nas aeronaves envolvem a criação de uma comissão, que será coordenada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 18 de julho, às 10h, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira.
Uma das ações prevista pela comissão foi a análise das quase 3,4 mil contribuições encaminhadas pela sociedade durante Consulta Setorial instaurada pela Agência, com o objetivo de aperfeiçoar o transporte aéreo de pets. Esse é o maior número de manifestações recebidas pelo setor aéreo em consultas abertas à sociedade. As colaborações, recebidas pela Agência, incluem sugestões de médicos veterinários, entidades da sociedade civil, associações, empresas aéreas e profissionais do setor de aviação.
Ao final da análise, o Governo Federal divulgará as medidas adotadas para aperfeiçoar as condições de transporte de animais em voos, com foco na segurança de todos os envolvidos.