27/11/2020 10h50
Foto: Divulgação
A Anistia Internacional Brasil lança nesta sexta-feira (27) um amplo movimento de combate ao racismo estrutural e seus desdobramentos na garantia dos direitos universais da população preta brasileira.
Sob o título Toda Friday é Black , o movimento conta com ações de mobilização e conscientização nas redes sociais em âmbito nacional e iniciativas especiais nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro com o apoio de artistas, intelectuais e influenciadores comprometidos com a causa antirracista.
Aproveitando o engajamento da população com a Black Friday, a campanha propõe fazer de todas as sextas-feiras um dia dedicado ao combate e à discussão do racismo em todas as suas ramificações.
A iniciativa conta com trabalho criativo da Riohux, empresa focada em criatividade que atua no sentido de fazer com que pessoas com atitude empreendedora levem seus projetos a mercado.
Maior esforço da Anistia Internacional na pauta antirracista até o momento, o movimento promove a aproximação de organizações e indivíduos dedicados à pauta e busca estabelecer o compromisso com a manutenção do debate e das ações de combate ao preconceito racial entre os temas prioritários da sociedade brasileira.
Orientado por um Manifesto, o movimento vai mobilizar grupos de artistas em São Paulo e Rio de Janeiro para a realização de intervenções artísticas em pontos de grande impacto dessas duas capitais, como o Minhocão e a Cinelândia. Há ainda projeções em espaços de grande circulação nas cidades, para apresentação do Manifesto, convidando todas as pessoas dispostas a combater as desigualdades raciais preceituadas pelo racismo estrutural a aderirem ao movimento.
A perenidade do debate antirracista, proposta central do movimento, é substanciada pelo desenvolvimento de conteúdos semanais formulados pela Anistia Internacional Brasil sobre o tema, que buscam em sua rede de organizações parceiras a pluralidade de perspectivas e experiências que enriqueçam o debate. Também está prevista a criação de espaços para a disseminação de vozes que defendam o combate aos preconceitos raciais, com podcasts, lives e debates virtuais dedicados à manutenção das discussões nesse sentido.
Criação expressa compartilhada
Para a realização do projeto da Anistia Internacional Brasil, a Riohux aplica um de seus produtos, o Sprint de Craft Criativo, em um trabalho que chama de Go To Market. “Fazemos rápido e junto para fazer melhor. Excluímos o balcão que divide papéis de quem faz e de quem aprova, utilizando a inteligência de cocriação para articular habilidades do cliente e aplicarmos metodologias para, juntos, levarmos projetos ao público ou ao mercado”, explica Mauro Silva, CCO da Riohux, onde é sócio ao lado da CSO Paula Nader.
“Ao longo de cinco dias estamos criando e levando a mercado um projeto de grande impacto e importância. Isso só é possível pelo alto nível de colaboração alcançado pelos times. Juntos estamos criando e amarrando todos os pontos fundamentais para esse projeto complexo ganhar vida”, completa o CCO.