Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Ano Novo: Aeroporto de Viracopos receberá 204 mil passageiros

No período, estão previstos 1.525 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros e 183 aviões cargueiros

28/12/2023 10h55

Foto: Divulgação 

O Aeroporto Internacional de Viracopos deve receber 204 mil passageiros entre os dias 29 (sexta-feira) e 3 de janeiro por causa dos feriados de Ano Novo. No mesmo período de cinco dias, estão previstos um total de 1.525 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros, além da chegada de outros 183 aviões cargueiros de 17 companhias aéreas.

Viracopos terá uma operação especial no saguão para proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros, com o aumento de colaboradores com o colete amarelo “Posso ajudar?”, além de apresentações musicais em parceria com o Instituto Anelo.

Além do aumento de colaboradores, a Operação Fim de Ano/Feliz 2024 de Viracopos proporcionará um maior efetivo de segurança, manutenção e limpeza. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de movimentação.

Neste ano, Viracopos tem a distribuição do Cordão Girassol Oficial aos passageiros com deficiências não visíveis que viajarem pelo aeroporto. Essa parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness” tem como principal objetivo tornar o aeroporto mais acolhedor e consciente para todos os turistas e visitantes, especialmente aqueles com condições ou deficiências ocultas.

Os Cordões poderão ser retirados no Balcão de Informações (piso de embarque) ou solicitados aos colaboradores com o colete amarelo “Posso Ajudar?”, que circulam no saguão e nos corredores do terminal. 

Movimento

Neste período de cinco dias, as datas de maior movimento de passageiros no terminal devem ser registradas nos dias 29 (sexta-feira), com 41,6 mil pessoas, terça-feira  (2), com 39,3 mil pessoas, e quarta-feira (3), com a expectativa de 42,7 mil passageiros.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).

Neste período de temporada de férias escolares também há a opção de destino internacional para Punta Del Este (URU), operado pela Azul Linhas Aéreas. Serão cinco voos de partida e cinco de chegada para a cidade uruguaia entre os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, orienta os passageiros a confirmarem seus voos com antecedência, a adiantarem procedimento de check-in e a verificarem com atenção as regras sobre o que pode e o que não pode ser levado nas bagagens em voos nacionais e internacionais. Outra importante dica é a de chegada ao aeroporto com a antecedência ao horário do voo determinada pelas companhias aéreas.

Voos internacionais

O Aeroporto de Viracopos também está preparado para o aumento da movimentação dos voos internacionais neste período de Ano Novo. Estão previstos 59 voos internacionais no período entre 29 de dezembro e 3 de janeiro.

Os 143 voos de chegada e de partida programados para o período devem movimentar 16,5 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que as datas de maior movimentação devem ser registradas 29 de dezembro (com 3,2 mil passageiros), 23 de dezembro (com 3,2 mil pessoas) e 3 de janeiro (2,4 mil embarques e desembarques).

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA), além do destino temporário de Punta Del Este. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais para 2024, tanto de passageiros quanto para cargas.