12/12/2020 07h06
Foto: Divulgação
Em 2020, teve início o terceiro ciclo de planejamento estratégico institucional da Agência Nacional de Transporte Aquaviário - Antaq, seguindo o rito e a metodologia aprovados no Modelo de Gestão Estratégica da entidade, que se orientou na abordagem Balanced Scorecard (BSC) e na modelagem Objective Key Results (OKR), para auxiliar no desenvolvimento de indicadores e no monitoramento das metas vinculadas aos objetivos estratégicos.
O Plano, como ferramenta de gestão, contempla os objetivos estratégicos para o quadriênio vindouro, de forma a cumprir a missão institucional da Agência de assegurar à sociedade a adequada prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e hidroviária. Além disso, os objetivos estratégicos buscam alcançar a visão de futuro declarada do órgão, de exercer uma regulação eficaz, ágil e baseada em evidências, buscando o equilíbrio do setor aquaviário, respeitando o usuário e gerando segurança jurídica para o agente econômico regulado.
O Plano Estratégico 2021-2024 da Antaq é composto por dois documentos: o Relatório Executivo, com vocação de comunicação externa, voltado a apresentar à sociedade a estratégia da Agência para atingir sua visão de futuro para o próximo quadriênio; e o Portfólio de Iniciativas e Projetos Estratégicos, documento de comunicação interna, voltado a apresentar, de forma sistematizada, à alta administração e às unidades organizacionais da entidade, os indicadores e metas estabelecidos para aferir o nível de atingimento dos nove objetivos estratégicos instituídos.
Segundo a Antaq, todo o processo de planejamento foi realizado de forma dialogada e pragmática na Rede de Inteligência em Planejamento Estratégico (RIPE), que é um comitê temporário composto por membros da alta administração e representantes de todas as unidades organizacionais da Agência, com a finalidade de assessorar o Comitê Estratégico de Governança (CEG) na definição da visão, missão, objetivos, metas e demais componentes estratégicos que integram o Plano Estratégico 2021-2024. O processo de planejamento foi coordenado pela equipe da Secretaria de Planejamento e Coordenação Interna da Antaq.
A Agência ressalta que todo o desenvolvimento do terceiro ciclo de planejamento ocorreu em circunstâncias adversas, em função da pandemia de Covid-19, como explica o secretário de Planejamento e Coordenação Interna da Antaq, Rodolpho Vasconcellos. Segundo o secretário, em virtude das medidas de isolamento impostas em virtude do risco sanitário, a Agência lançou mão de ferramentas tecnológicas, a exemplo de aplicativos de reuniões virtuais, questionários eletrônicos e sistemas de compartilhamento e armazenamento de arquivos.
“Mesmo nesse contexto desfavorável, o plano estratégico foi aprovado tempestivamente e com a qualidade que reflete os anseios da Agência. Portanto, todo o processo de elaboração do documento foi realizado de forma 100% remota, o que torna o Plano uma conquista da instituição e de todos os envolvidos em sua elaboração”, disse Vasconcellos.