21/06/2023 10h34
Foto: Ilustrativa
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Giz (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) assinam um Memorando de Entendimento (MoU), para cooperação em programas nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e a novas fontes energéticas verdes.
O documento será assinado pelo diretor-geral da Antaq e o diretor nacional da Giz logo após a Reunião Extraordinária de Diretoria (Red), nesta quarta-feira (21), às 15 horas, que tratará da análise da última etapa do estudo sobre os “Impactos e Riscos da Mudança do Clima nos Portos Públicos”. O trabalho compõe a série de planejamentos da Antaq de ações voltadas à sustentabilidade e faz parte da Agenda Ambiental 2023-2024 da Agência
Nesta última etapa do estudo será aprovado o guia metodológico com todos as diretrizes usadas pela Antaq e Giz usados para realização dos estudos de caso de três Portos Organizados. O objetivo é possibilitar aos interessados a realização das suas próprias análises de impacto climático e o desenvolvimento de estratégias para mitigá-los.
O MoU tem como objetivo fomentar a cooperação contínua em áreas importantes de interesse mútuo relacionadas a produção de hidrogênio verde, medidas sustentáveis nos portos, adaptação às mudanças climáticas na perspectiva das relações Porto Cidade, descarbonização e novas fontes energéticas.
Todas as ações são integradas no âmbito dos projetos Apoio ao Brasil na Implementação Efetiva da Agenda Nacional de Adaptação à Mudança Climática – Proadapta ‘Programa Políticas Sobre Mudança do Clima – Pomuc’ Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Costeira e Marinha – Terramar’ e ‘International Hydrogen RamP-Up Programme – H2UPPP.
Será possível acompanhar a Red e a assinatura do Memorando in loco ou pelo Canal da Antaq do YouTube
Intercâmbio de informações e ações
Também será assinado um Protocolo de Intenções entre Antaq, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).
O objetivo do documento é promover intercâmbio de informações e ações anuais conjuntas para o desenvolvimento de projetos, de ações e de boas práticas entre empresas e entidades, área acadêmica e órgãos públicos do setor portuário do Brasil. Entre os temas estão: governança; gestão de qualidade; gestão ambiental; gestão de saúde e segurança do trabalho; responsabilidade social; operações portuárias; pesquisa desenvolvimento e inovação e objetivos do desenvolvimento sustentável e ESG.