Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Antaq realizará em 13 de agosto quatro leilões portuários

Serão leiloadas áreas em portos do Amapá, Alagoas, Ceará e Salvador

09/08/2021 15h50

Foto: Porto de Maceio - Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq realizará, na próxima sexta-feira, 13 de agosto, na B3, em São Paulo, leilões de quatro áreas portuárias, cujo investimento total alcançará mais de R$ 148 milhões. As sessões públicas acontecerão a partir das 15h.

Serão leiloadas uma área no Porto de Santana (AP), para movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente farelo de soja; outra no Porto de Maceió (AL), para carga geral, especialmente cavaco de madeira; mais uma no Porto de Fortaleza (CE), para movimentação de granéis sólidos vegetais, especialmente trigo em grãos; e outra área no Porto de Salvador (BA), para movimentação de carga geral, de projeto ou conteinerizada.

Para o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a realização de mais quatro leilões portuários ratifica o papel preponderante da Agência no programa de arrendamentos portuários do governo federal. “Leiloar as áreas portuárias significa atrair investimentos privados e dotar o setor de mais infraestrutura, garantindo mais modernidade e mais eficiência para as nossas instalações”, afirmou Nery, destacando a geração de emprego e renda que o programa de arrendamentos também propicia.

Desempenho portuário

Vale lembrar que o setor portuário, conforme estatísticas produzidas pela Antaq, registrou aumento de 9,23% na movimentação de cargas entre janeiro e maio de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram movimentados 484,7 milhões de toneladas. Portos organizados (+ 9,1%) e terminais autorizados (+ 9,3%) tiveram excelente desempenho. “Há demanda. Por isso, a importância de incrementar nossa infraestrutura portuária, melhorar nossa logística. Mesmo em um cenário ainda de pandemia, o setor portuário nacional mostra sua resiliência”, destacou.