Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Antaq vai realizar audiência pública na Codeba

O objetivo é a licitação de áreas do Porto de Aratu-Candeias (BA)

16/01/2020 06h31

Foto: Divulgação

Para o arrendamento de áreas e infraestruturas destinados à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, no Porto de Aratu-Candeias (Ba), denominado ATU12 e ATU18, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ realizará audiência pública presencial, nesta sexta-feira (17), das 10h às 12 h. O evento vai acontecer no auditório da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária que administra o porto, situada no bairro do Comércio, Salvador. O credenciamento será feito no local, das 9h30 às 10h.

A audiência presencial faz parte das consultas públicas números 16 e 17/2019, que têm como objetivo coletar contribuições para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certames licitatórios

Porto de Aratu-Candeias

Atualmente, o Porto de Aratu-Candeias concentra mais de 60% do volume de operações da Codeba, oferecendo suporte indispensável ao Centro Industrial de Aratu – CIA e ao Polo Petroquímico Industrial de Camaçari, como também ao desenvolvimento das atividades agrícola, mineralógica, metalúrgica no Estado da Bahia. Tipicamente graneleiro, ele constitui-se de terminais especializados na movimentação de granéis sólidos, líquidos e produtos gasosos.

Com uma área de 4.192.842,28 m², o porto possui infraestrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos (TPG), com berço de 180 metros; outro para granéis líquidos (TGL), com dois berços que perfazem 340 metros e dois para granéis sólidos (TGS), com três berços, numa extensão de 366 metros.

Movimentação

A movimentação do porto baiano é predominante no sentido de importação, tanto nos terminais de líquidos quanto nos de graneis sólidos, especialmente na navegação de longo curso.

O porto movimenta granéis líquidos, produtos gasosos e granéis sólidos, com destaque para a nafta, propeno, butadieno, concentrado de cobre, fertilizantes entre outros.

A média anual de circulação do porto gira em torno de 6 milhões e 200 mil toneladas, sendo 70% com predomínio para os graneis líquidos e produtos gasosos, e 30% para os graneis sólidos. O recorde anual da movimentação foi registrado em 2017, quando somou 7 milhões 83 mil toneladas.

Galeria