Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Aracati (CE) terá mais duas novas usinas de energia eólica

O empreendimento está projetado para ocupar 22,28 hectares e será composta por 25 aerogeradores

18/05/2020 09h37

Foto: Divulgação

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) autorizará a instalação e operação de duas novas usinas de energia eólica em Aracati, município do estado do Ceará. Os pareceres técnicos favoráveis ao empreendimento foram aprovados durante uma reunião virtual do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), realizada na quinta-feira (14).

As usinas compõem o Complexo Eólico Ventos do Icapuí e São Felício, da Central Eólica São Felício. O empreendimento está projetado para ocupar 22,28 hectares e será composta por 25 aerogeradores, com potência de 86,6 megawatts. 

A energia elétrica a ser produzida está contratada pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), com início da entrega previsto para janeiro de 2022.

Terra dos Bons Ventos

Aracati, "Terra dos Bons Ventos", fica a 150 km da capital cearense Fortaleza. Fundada em 11 de abril de 1747, teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o Revolucionário Eduardo Angelim, e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz e o pianista clássico Jacques Klein.

Aracati teve sua população estimada em 74.547 pelo IBGE em 2019 e, segundo o Ministério do Trabalho, a cidade ficou em 8ª no Estado em geração de empregos formais. A cidade é um polo econômico de serviços, que conta com mais de 3 mil pontos comerciais, e destaca-se principalmente por ser uma das cidades mais visitadas da região. De 2017 em diante a gestão municipal tem investido principalmente em grandes eventos de todas as áreas, além de infraestrutura e paisagismo. Revitalizado a Clássica Ave. Coronel Alexanzito, conhecida como Rua Grande entre outros patrimônios históricos tombados com arquitetura portuguesa. Aracati também está em 2º lugar no Ceará em número de leitos disponíveis para o turismo.

Durante anos a cidade vem recebendo empreendimentos de grande porte nos ramos de: sucos, pescado, calçados, energia eólica, estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas, o Aeroporto Dragão do Mar e O Centro de Manutenção e Operações de Aviões da TAM.

Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor Carnaval do Ceará e conta com o tradicional Carnaval de Rua com blocos, o de praia e o de Carnaval de Trio Elétrico na Avenida Cel. Pompeu onde a última gestão tem investido em ritmos diversos.

O Aracati também é muito conhecido pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho; sendo as duas últimas praias locais de grandes belezas naturais e bastante reservadas.