Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Arena Fonte Nova em Salvador inicia biometria facial em novembro

Reconhecimento facial será obrigatório para todos os torcedores, incluindo menores com gratuidade e sócios

24/10/2024 08h47

Foto: Divulgação

A Casa de Apostas Arena Fonte Nova implementará a tecnologia de reconhecimento facial a partir de novembro, oferecendo mais uma inovação para facilitar o acesso e aumentar a segurança do público. O sistema, que será implantado de forma gradual, está em conformidade com a Lei Geral do Esporte, que exige o uso de biometria facial em estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas até junho de 2025.

A instalação será realizada pela Bepass, uma empresa especializada em soluções de acesso por biometria facial em grandes estádios de futebol. Ela já opera em arenas como Allianz Parque, Maracanã e Arena do Grêmio, e também é responsável pelo controle de acesso dos trabalhadores na Arena Fonte Nova.

“Com essa tecnologia, o torcedor terá o acesso facilitado, um ambiente mais seguro, proteção de dados e ainda vamos combater a atuação de cambistas. Queremos que o público tenha um espaço cada vez melhor para viver grandes emoções”, afirmou Alexandre Gonzaga, presidente da Arena Fonte Nova.

A implementação do sistema será iniciada durante o jogo entre Bahia e Palmeiras, no dia 20 de novembro. As demais áreas do estádio serão gradualmente integradas ao sistema, e o cronograma será divulgado nas redes sociais e nos canais de comunicação.

Para acessar o estádio utilizando a biometria facial, os torcedores deverão se cadastrar previamente por meio de um link da Bepass, disponível na plataforma Ingresse, responsável pela venda de ingressos da Arena. No dia do evento, o torcedor precisará apenas posicionar o rosto diante do equipamento na catraca para ter sua entrada liberada. O sistema, intuitivo e rápido, também será obrigatório para menores de idade com gratuidade e sócios torcedores.

O sistema também se integra a outros estádios que utilizam a tecnologia da Bepass, permitindo que torcedores cadastrados em uma arena possam utilizar o mesmo cadastro em diferentes locais. Isso beneficia tanto os visitantes de outros estados quanto os torcedores locais em eventos fora de Salvador.

Ricardo Cadar, fundador da Bepass, explicou que “nossa ideia é proporcionar agilidade na entrada dos torcedores, já que a leitura da face acontece em menos de dois segundos, além da facilidade até porque a própria face é a entrada, não sendo necessário apresentar nenhum documento ou QRCode”.

Segurança e proteção de dados

O uso da biometria facial levanta questões sobre segurança e proteção de dados, especialmente quanto ao uso de imagens pessoais. No entanto, Ricardo Cadar esclarece: “No caso específico da Bepass, ela não guarda imagens das pessoas, mas sim um vetor, ou seja, o algoritmo de reconhecimento facial transforma a imagem em um template biométrico. Mesmo que haja um vazamento de dados, ninguém consegue ter acesso a fotos, por exemplo”.

Cadastro e acesso

Para utilizar o sistema, os torcedores deverão acessar o link da Bepass na plataforma Ingresse, preencher os dados e cadastrar a biometria facial. Esse processo é rápido, levando menos de 10 segundos. O cadastro é obrigatório para todos, incluindo menores de idade e sócios torcedores.

No dia do evento, o torcedor deve se dirigir à catraca do setor correspondente e posicionar o rosto em frente ao equipamento de reconhecimento, que liberará o acesso rapidamente.

Cronograma de implementação

A implantação do sistema começará em 20 de novembro de 2024, durante a partida Bahia x Palmeiras, nos camarotes. As datas das próximas fases incluem:

  • 24/11/2024: Bahia x Athletico-PR – Visitante
  • 08/12/2024: Bahia x Atlético-GO – Cadeiras Sudeste e Oeste Superior
  • 1º jogo de 2025: Lounge Premium e Cadeira Oeste
  • 2º jogo de 2025: Cadeira Superior
  • 3º jogo de 2025: Cadeiras Leste e Norte