14/01/2025 14h52
Foto: Armac - Divulgação
A Armac celebra a marca de 365 dias sem acidentes com afastamento no complexo de oficinas de Vargem Grande Paulista (SP), a maior estrutura de manutenção da América Latina, com 300 mil m² e mais de 500 colaboradores diretos trabalhando em três turnos.
A marca de excelência em processos e cultura de segurança foi alcançada justamente no ano em que a principal oficina da companhia atingiu o recorde de horas trabalhadas: mais de 1 milhão em 2024. No local, são realizados os seguintes serviços: mecânica, soldagem, recondicionamento de peças e componentes, hidráulica, elétrica, lubrificação, pintura e lavagem. A complexo atende todos os clientes em âmbito nacional e tem capacidade para mais de 1 mil atendimentos por mês.
"Essa conquista é um marco extraordinário que reflete o compromisso e o esforço conjunto de toda o time. Essa marca inspira confiança, respeito e demostra que, quando colocamos as pessoas em primeiro lugar, o resultado é um local de trabalho mais seguro e produtivo para todos. Investimos em programas de capacitação, inspeções preventivas e na melhoria de processos", afirma Douglas Capelli, gerente de EHS da Armac.
Em 2024, a Armac reduziu, na comparação com o ano anterior, em 37% a taxa de frequência de acidentes com afastamento, levando em consideração todas suas operações e oficinas – 1,12 acidente para cada 1 milhão de horas trabalhadas. A taxa de gravidade também caiu 19% entre 2023 e o ano passado.
O complexo de manutenção é o centro estratégico e de planejamento de uma estrutura de mais de 30 oficinas e pontos de apoio espalhados por todo o Brasil, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos mensais – sendo mais de 1 mil deles apenas na principal oficina. Em Vargem Grande Paulista está um estoque de peças e componentes de mais de R$ 50 milhões.
"Oferecemos uma estrutura única de manutenção para nossos clientes. A excelência de nossos processos viabiliza que o mercado tenha à disposição os equipamentos nas melhores condições para diferentes setores, independentemente da complexidade e da necessidade. Tudo isso, com o mais importante: prezando pela saúde e bem-estar de todo nosso time", afirma Igor Albuquerque, gerente nacional de Oficinas da Armac.
O complexo também é sede da Academia Bravos, o centro de formação de mecânicos, operadores e encarregados da companhia que treina, capacita e forma profissionais para trabalharem, com eficiência e segurança, com uma frota de mais de 11 mil equipamentos multimarcas, de diversas categorias e tipos.