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Transporte Aquaviário

Armadores aproveitam era de prosperidade no setor de fretamento

Os navios porta-contêineres Panamax Classic preveem condições “brilhantes” no mercado de curto prazo

03/06/2024 11h28

Foto: Divulgação

O mercado de fretamento de navios porta-contêineres continua a prosperar e a oferta mal consegue atender à alta demanda por capacidade. A maioria dos tamanhos de navios está a beneficiar do boom atual, à medida que os armadores não operacionais (NOOs) obtêm pagamentos cada vez mais elevados pelos seus navios, com períodos curtos em particular a alcançar taxas muito “saudáveis”, relata Alphaliner .

O Alphaliner Charter Index (ACI) está no seu ponto mais alto desde outubro de 2022 e 60% acima do nível de dezembro de 2023. Enquanto isso, os NOOs estão garantindo contratos de fretamento mais longos para seus navios, e a maioria dos navios com mais de 2.000 TEUs fecham contratos de emprego de 24 meses. e até 36 meses.

Abaixo dessa faixa, é apenas uma questão de tempo até que os fornecedores de capacidade garantam afretamentos igualmente extensos, com os modernos e eficientes Bangkokmax de 1.700 a 1.900 TEUs sendo os próximos na fila para garantir mais desses contratos de longo prazo.

Enquanto isso, a oferta permanece restrita em todos os tamanhos, especialmente em tonelagem maior, o que é surpreendente dada a entrega contínua de nova capacidade.

Fretamento nos principais tamanhos

A Alphaliner não registrou novos acordos para VLCS (7.500-11.000 TEUs) neste segmento nas últimas duas semanas. Isto deve-se principalmente à contínua escassez de navios, uma vez que a procura continua demasiado elevada.

Entre os acordos um pouco antigos recentemente revelados, destaca-se que a SFL estendeu o contrato com a Maersk para dois navios gêmeos de 10.600 TEUs “CAP San Juan”, “CAP San Lazaro” e “CAP San Vicente” por períodos de 60 meses a uma taxa de fretamento da ordem de US$ 38.500/dia. Segundo a Alphaliner , esta taxa se deve, em parte, à atual escassez de fretamentos disponíveis para contratos de 12 meses. 

Enquanto isso, a popularidade do Classic Panamax (4.000-5.299 TEUs) permanece. Entre os contratos relatados, descobriu-se que um contrato para um Maxi-Panamax de 5.000 TEU havia sido prorrogado por um emprego de 24 meses por cerca de US$ 32.000/dia e havia rumores de que um navio Handy de 4.250 TEU teria garantido um emprego de 36 meses em uma taxa não divulgada.

Com a oferta a tornar-se novamente mais restrita nas próximas semanas, as perspectivas de curto prazo para este segmento são boas para os NOOs, considerando o atual nível de procura.

Fonte: Mundo Marítimo