07/10/2024 10h08
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O mercado de fretamento permanece saudável em todos os aspectos, com alta demanda para a maioria dos tamanhos de navios. Cosco Shipping Lines, Maersk, Hapag-Lloyd e ONE têm estado particularmente ocupadas garantindo ou expandindo capacidade. No entanto, espera-se que a Golden Week na China (1 a 7 de outubro) desacelere a atividade geral de fretamento, mas isso será apenas temporário, relata Alphaliner.
Entretanto, as taxas de fretamento continuam a evoluir a níveis saudáveis e, embora permaneçam globalmente estáveis, alguns tamanhos registam condições ligeiramente mais fracas, especialmente os navios mais pequenos.
Em todos os casos, as taxas de fretamento continuam a evoluir de forma discordante com as taxas de frete, que continuam a cair a um ritmo acelerado. O Índice de Frete Contentorizado de Xangai (SCFI) caiu quase 10% e muitas rotas, especialmente Ásia-Norte da Europa, Ásia-Med e Ásia-USEC, registaram quedas de dois dígitos.
Embora a Alphaliner não tenha registado qualquer afretamento na última quinzena, principalmente devido à contínua escassez de navios, as encomendas de novos navios continuaram a chegar, embora a um ritmo ligeiramente mais lento.
A capital da Grécia adicionou mais quatro unidades de 8.400 TEUs à sua carteira de encomendas, mas ainda não está claro qual fretador adquiriu essa capacidade
Panamax Clássicos: a festa continua!
Os clássicos Panamax (4.000-5.299 TEUs) continuam a ter um excelente desempenho e a sua popularidade entre as companhias marítimas não dá sinais de desaparecer. Durante a última quinzena foi acordado o afretamento de nada menos que dez navios, um aumento significativo face aos três afretamentos registados nas duas semanas anteriores.
As taxas de fretamento permanecem estáveis a nível mundial, com uma ligeira sensação de fortalecimento. A última taxa de referência para um navio de 4.250 TEUs por um período de 36 meses é de US$ 35.500, enquanto períodos mais curtos de 30 meses estão sendo contratados por acima de US$ 37.000/dia. Dado o número limitado de navios que não podem ser afretados no final de 2024, espera-se que as taxas de afretamento permaneçam saudáveis neste segmento no curto prazo. No entanto, a actual tendência negativa nas taxas de frete, mesmo nas rotas regionais ou Norte-Sul onde estes navios são principalmente utilizados, é preocupante.
Tamanhos de 3.000 a 3.900 TEUs
A procura de navios de 3.000 a 3.900 TEU continua a ser sustentada e, dada a escassez de navios disponíveis, as taxas de fretamento continuam a aumentar. O destaque da última quinzena foi a ampliação de quatro unidades widebody de 3.800 TEUs, “Detroit Express”, “Barcelona Express”, “Genoa Express” e “Livorno Express” da Hapag-Lloyd pelo prazo de 35 meses a partir de no segundo trimestre de 2025, a um custo de cerca de 35 mil dólares/dia.
Também foi de interesse a extensão do contrato de fretamento "Hansa Asia" de 3.646 TEUs para um emprego de 24 meses no Atlântico pela ONE a um custo superior a 30.000 dólares/dia, uma taxa que reflete a menor capacidade efetiva dos TEUs de a embarcação.
Fonte: Mundo Marítimo