11/12/2023 11h24
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“Até agora, neste ano, os volumes de contentores caíram quase 2% em relação ao ano anterior, enquanto as taxas médias de frete diminuíram, atingindo os níveis de 2019 em setembro. Desde então, continuaram a cair. No entanto, o custo de fretamento de um navio ainda é 25% superior ao de 2019”, afirma Niels Rasmussen, analista-chefe de transporte marítimo da Bimco.
As companhias marítimas continuam a debater-se com a deterioração do equilíbrio entre a oferta e a procura, o que afeta as taxas de frete. Em média, a frota cresceu até agora este ano 5% e 19% em comparação com 2022 e 2019, respetivamente. Por outro lado, os volumes de contentores caíram 2% em relação a 2022 e apenas 1% mais que em 2019.
“As velocidades de navegação mais baixas reduziram o crescimento da oferta em comparação com 2022, mas o aumento do congestionamento foi na direção oposta. De acordo com os índices agregados de preços da Container Trades Statistics, as taxas médias de frete até agora este ano caíram 56% em relação ao ano anterior, mas permaneceram 19% mais altas do que em 2019. No entanto, em setembro de 2023, as taxas médias de frete voltaram a níveis médios de 2019 e provavelmente caíram ainda mais desde então”, diz Rasmussen.
Além disso, os principais custos das companhias marítimas não acompanharam as taxas. Até agora neste ano, embora o custo do óleo combustível com baixo teor de enxofre tenha caído 29% em comparação com 2022, tem estado 5% acima dos níveis de 2019. Para navios com lavadores, preços Os preços do óleo combustível pesado 22% em comparação com 2022 , mas foram 22% superiores aos de 2019.
“O custo médio de fretamento de um novo navio caiu 73% ano a ano até agora neste ano, mas em média permaneceu 65% superior ao de 2019, e em dezembro ainda está 25% acima da média de 2019. O os custos reais de fretamento em tempo real das companhias marítimas são ainda mais elevados, uma vez que ainda pagam por contratos de fretamento em tempo real celebrados em 2021 e 2022 a taxas muito mais elevadas”, afirma Rasmussen.
Por outro lado, as rotas marítimas mais lucrativas apresentam melhor desempenho, com volumes acumulados no ano e níveis atuais de frete entre 6% e 16% acima dos níveis de 2019, respectivamente.
“Como observamos em nosso recente relatório Container Shipping Outlook and Outlook, espera-se que a frota cresça mais 9% em 2024, o que adicionará ainda mais pressão ao mercado. Portanto, pode ser difícil conseguir aumentos nas taxas de frete, mas as taxas de fretamento por tempo provavelmente continuarão a diminuir”, afirma finalmente Rasmussen.
Fonte: Mundo Marítimo