01/12/2023 11h25
Foto: Divulgação
Em novembro de 2021 (durante a pandemia de covid-19), cerca de 43,3% da frota total de navios porta-contentores foi implantada nas duas maiores rotas Leste-Oeste: Ásia-América do Norte e Ásia-Europa, relata Alphaliner.
Esta percentagem caiu agora para 39,4%, mas ainda é substancialmente superior à percentagem pré-pandemia de 35,9%, registada em novembro de 2019.
Em contrapartida, a capacidade implantada em serviços relacionados com a América Latina tem crescido consistentemente nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, quando a sua participação na frota global caiu para 12,4%, o número de TEUs disponíveis aumentou a cada ano.
A rota Ásia-América Latina ocupa atualmente o terceiro lugar entre as rotas marítimas mais importantes, depois da Ásia-Europa e da Ásia-América do Norte. Entretanto, os serviços relacionados com o Médio Oriente e a Índia ocupam o quarto lugar.
A rota transatlântica continua a ser claramente a mais pequena das três principais rotas Leste-Oeste. Uma diminuição de 12,8% nas exportações europeias norte-americanas nos primeiros nove meses do ano explica porque a capacidade nesta rota foi reduzida em 2,8% em relação ao ano anterior e porque a sua quota em termos de utilização da frota global com 4,0%, é agora um pouco mais baixo.
Fonte: Mundo Marítimo