Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.
20/12/2023 08h47
Foto: Divulgação
Com 23 unidades espalhadas pelo País e a média de 600 milhões de toneladas de cargas movimentadas por ano, entre produtos de beleza, higiene e medicamentos, a Ativa Logística acaba de renovar a sua frota de empilhadeiras movidas a baterias de íons de lítio. Serão investidos R$ 11 milhões para a aquisição/locação de 31 máquinas da marca Still e fornecidas pela Retrak, empresa especializada em prover sistemas de movimentação de materiais. A modernização da frota faz parte da estratégia do departamento de ESG existente há 5 anos.
O Lacordaire Sant´Ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística, Lacordaire Sant´Ana, explica que a terceirização da frota de empilhadeiras traz inúmeros benefícios para a intralogística, assim como redução do impacto ambiental, maior eficiência durante os processos logísticos e fácil manutenção. "Consideramos diversas necessidades do processo de movimentação, entre elas trabalhar em três turnos, o tipo da carga, redução das emissões de poluentes com uma tecnologia mais limpa, eficiente e moderna do que as baterias chumbo-ácidas", destaca Lacordaire Sant´Ana.
Lacordaire Sant´Ana explica que há 27 anos, a Ativa Logística operava com frota própria de empilhadeiras, que necessitavam de altos custos de manutenção, estoque de peças, contratações de serviços de manutenção, quando o reparo era mais complexo. "Após a terceirização das empilhadeiras, os nossos CDs se tornaram mais eficientes, aproveitamos melhor a energia, pois fazemos recargas menos constantes, além da alta disponibilidade de equipamentos, redução de custos, maior segurança e redução da pegada de carbono".
Benefícios na prática das empilhadeiras com baterias de íons de lítio:
1.Não necessita das trocas de baterias e não exige bateria reserva;
2.Não exige longas paradas para a recarga da máquina;
3. Não precisa disponibilizar área interna para a troca de baterias;
4. Oferece maior tempo de funcionamento para a operação logística;
5. Cargas podem ser feitas de forma programada sem interferir no desempenho das movimentações de cargas;
6. Elimina o risco de insalubridade, pois evita contato da equipe operacional em relação às baterias chumbo-ácidas durante a manutenção;
Futuramente, a Ativa Logística realizará novos investimentos em telemetria para a gestão das empilhadeiras. Esse recurso oferecerá mais informações em tempo real, em relação às operações de seus equipamentos e desempenho durante o uso.