Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Atividade industrial do Brasil volta a cair em dezembro

Foi a terceira retração seguida do indicador, chegando a 47,6 ponto percentual, aponta PMI

03/01/2026 07h47

Foto: Divulgação

A atividade industrial no Brasil caiu para 47,6 ponto percentual em dezembro, no resultado de retração mais acentuado da pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) registrado em três meses.

O resultado foi influenciado principalmente pela redução na produção e encomendas diante da fraqueza na demanda local. O índice, compilado pela S&P Global, estava em 48,8 em novembro, indo mais abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Segundo os dados da pesquisa, todos os cinco subcomponentes tiveram influência negativa na última leitura.

“A indústria do ‌Brasil foi severamente impactada pela retração da demanda… As novas encomendas ‌não conseguiram se recuperar, mesmo com as empresas reduzindo seus preços de venda no ritmo mais forte em pouco menos de dois anos e meio”, destacou a diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima.

“Os dados indicaram muito ‌pouco que aponte para qualquer recuperação imediata no curto prazo”, completou.

Quanto à demanda internacional por produtos brasileiros, embora ela tenha continuado a piorar, a taxa de redução das vendas externas moderou em relação a novembro.

A pesquisa mostrou ainda que os fabricantes no Brasil sinalizaram uma segunda queda mensal consecutiva nos custos de insumos no final de 2025, com a ​taxa de desconto marcando o ritmo mais rápido em 27 meses. As empresas relataram tarifas menores para energia, alimentos, frete, metais, plásticos ‌e resina.

Fonte: Reuters