17/03/2025 10h40
Foto: ATR - Divulgação
A franco-italiana ATR, principal fabricante mundial de aeronaves regionais, divulgou seus resultados para o ano fiscal de 2024, apresentando uma trajetória de crescimento impulsionada por parcerias bem-sucedidas com clientes existentes e novos.
A empresa reporta que os pedidos de 56 aeronaves representam um aumento de 40% em relação a 2023, com uma mistura de compromissos renovados de operadores existentes e novos clientes, tanto companhias aéreas quanto arrendadores, exemplificando uma forte demanda de mercado por aeronaves ATR.
Foram encomendadas 51 aeronaves ATR 72 e 5 ATR 42, o que eleva a carteira de pedidos para mais de 150. Em 2024, as transportadoras asiáticas mostraram envolvimento significativo, enquanto a ATR viu um novo interesse de operadores canadenses. Além disso, o ano testemunhou a fase inicial da renovação da série -600.
As entregas mantiveram-se no nível de 2023, com 35 aeronaves entregues e uma pronta para entrega, atendendo às previsões fornecidas no início do ano. Olhando para o futuro, a ATR espera que 2025 seja mais um ano de estabilização, já que as tensões na cadeia de suprimentos deverão permanecer pelo menos durante o primeiro semestre do ano.
A ATR gerou US$ 1,2 bilhão em receitas e confirmou um book-to-bill bem acima de 1. O fabricante também registrou quase 100 transações no mercado de segunda mão, demonstrando a robusta demanda por seus turboélices econômicos e de baixa emissão.
O segmento de suporte e serviços ao cliente aumentou em 15%, chegando a US$ 480 milhões, após um nível já recorde de 2023.
Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, disse: “Trabalhamos em um ano desafiador em 2024 e quero agradecer a todos, desde nossos clientes até meus colegas, que contribuíram para esses resultados. Em 2024, reforçamos nossa proposta central de conexões eficientes e acessíveis. Nossos resultados mostram como nossas aeronaves são relevantes para nossos operadores e para pessoas em todo o mundo que desejam se conectar de forma sustentável.
Em 2024, entregamos o que dissemos que entregaríamos. Mantivemos as taxas de entrega, em condições difíceis, enquanto recebíamos 16 novos operadores, vendíamos 56 aeronaves, oferecíamos serviços de valor agregado e otimizávamos operações para aprimorar a competitividade de nossos produtos e a lucratividade de nossos clientes.
Isso continua a proporcionar à ATR bases sólidas para o futuro e mostra que o mercado regional está ansioso para adquirir aeronaves altamente eficientes com a economia, capacidade e desempenho certos.”