Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aviação nacional transportou 3,6 mi de passageiros em maio

Entre as três companhias em atuação no panorama nacional, Azul liderou

21/06/2021 14h11

Foto: Divulgação

Dados apurados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que, em maio, a demanda e a oferta de voos apresentaram retração em comparação com o mesmo período de 2019, de 43,4% e 43,7%, respectivamente. Em maio de 2021, foram transportados cerca de 3,6 milhões de passageiros no mercado doméstico, número 49% menor do que o registrado em 2019 - quando ainda não havia pandemia.

No mercado internacional, considerando fatores como fechamento de fronteiras e restrição de viagem a Turismo, os indicadores também permanecem sob forte retração. A demanda de passageiros no quinto mês do ano foi 88% menor do que o registrado em 2019. A queda na oferta foi de 66,2%.

A comparação desses indicadores com o mesmo período de 2019 tem sido realizada considerando que a aviação não estava sob impacto de fatores excepcionais naquele ano — como é o caso da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 15 meses.

Companhias

Entre as três companhias em atuação no panorama nacional, a Azul é quem ainda tem a maior participação de mercado, com 36,6% de share nos voos do período. A Latam 32,2% de participação e a Gol 30,7%.

A ocupação das aeronaves no período foi de 82,2%, subida de 0,6% em relação a maio de 2019.

Fonte: Panrotas