27/06/2023 16h22
Foto: Divulgação
A Avianca e a empresa de arrendamento de aeronaves Aviation Capital Group LLC (ACG), anunciaram a assinatura do contrato para o fornecimento de oito A320neo. As entregas dos jatos estão programadas para ocorrer durante o ano de 2023.
Todos os oito novos A320neo da Avianca serão equipados com os motores CFM International LEAP-1A26 e configurados em um padrão de alta densidade, com capacidade para até 180 passageiros.
Com o pedido adicional a frota da transportadora colombiana será composta por 150 aeronaves, incluindo mais de 100 aviões da família A320, além de treze 787-8 Dreamliner, sendo uma das primeiras operadoras de ambos os modelos na América Latina.
O plano da Avianca é conectar a Colômbia e a América Latina com o mundo. Comemoramos nossa crescente parceria com a ACG e a incorporação dessas oito aeronaves adicionais à frota da Avianca, que passará a ser composta por 150 aeronaves", disse Adrian Neuhauser, presidente e CEO da Avianca.
A centenária empresa colombiana sofreu um longo período de crise, que foi agravado na pandemia, mas uma reestruturação interna permitiu uma retomada das atividades.
A implementação de novas rotinas operacionais, proporcionou a Avianca maior eficiência e consistência na programação de seus voos. A transportadora foi a mais pontual do mundo no mês de maio, com índice de pontualidade de 89,51%.
Companhia aérea mais pontual
A Avianca melhorou em quase 3% seu desempenho no relatório de perfomance "On-Time Perfomance Report" (OTP) realizado pela Cirium, principal referência de dados do setor aéreo, tornando-se a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de maio.
De acordo com dados do levatamento da Cirium, a Avianca operou 89,51% dos mais de 17,9 mil voos no horário durante o mês de maio, superando a Delta Air Lines, com aproveitamento de 88,86% e as operações da Latam, terceira colocada no ranking mensal, com 88,23% de índice de pontualidade.
Segundo o OTP, um voo é considerado no horário quando costumam pousar até 14 minutos depois do horário planejado de chegada. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.
A transportadora com sede em Bogotá atende 67 destinos em 24 países, distribuídos em 129 rotas nas Américas e Europa.
No Brasil, a Avianca disponibiliza cinco voos regulares e sem escalas para a Colômbia, sendo dois voos para São Paulo, um para o Rio de Janeiro, um em Belo Horizonte e um na cidade de Manaus.