Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Avião Airbus Beluga XL começa a operar normalmente

Conhecido como "baleia voadora", sua missão é transportar componentes de aeronaves da Airbus

17/01/2020 09h30

Foto: Divulgação

O avião Beluga XL, da Airbus, conhecido pelo formato que lembra uma baleia, passa a operar normalmente e em período integral a partir desta semana, após seu primeiro voo operacional. O novo avião foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde 1995. Outros cinco Beluga XL devem entrar em operação até 2023.

Trata-se de um avião de carga, portanto, passageiros comuns não poderão voar na "baleia". Sua missão é transportar componentes de aeronaves da Airbus entre locais de produção na Europa e linhas de montagem finais da empresa em Toulouse, na França, Hamburgo, na Alemanha, e Tianjin, na China.

O novo modelo tem olhos brilhantes e sorriso, modelo que foi escolhido a partir de uma votação entre os mais de 6.000 funcionários da Airbus, e venceu com 40% dos votos.

Capacidade para transportar grandes peças

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o Beluga XL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo no mundo. O novo avião pode transportar duas asas do A350 XWB - o modelo anterior, Beluga ST, só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, tem autonomia de 4.000 km (2.200 milhas náuticas).

O Beluga XL é baseado em um A330-200 Cargueiro, o que possibilita a reutilização de componentes e equipamentos existentes, e possui motores Rolls Royce Trent 700. A cabine de comando rebaixada, a estrutura do compartimento de carga, a traseira e a cauda foram desenvolvidas em conjunto com parceiros.

Embora o transporte aéreo continue sendo o principal meio de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também utiliza transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transferir peças entre seus locais de produção. Assim como o Beluga ST, a aeronave operará em 11 destinos na Europa.