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Transporte Aéreo

Azul adia retomada de voos no interior de Rondônia

Companhia a causa o 'ritmo lento' nas obras dos aeroportos feitas pelo DER-RO

15/09/2020 09h18

Foto: Prefeitura de Vilhena - Divulgação

Por causa da evolução mais lenta que o esperado nas obras dos aeroportos do interior de Rondônia, a Azul Linhas Aéreas decidiu adiar a retomada dos voos em Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Os voos estão suspensos no interior desde o início do semestre devido aos problemas aeroportuários nas três cidades.

O diretor de relações institucionais da companhia, Marcelo Bento, disse que Vilhena tem hoje a melhor situação porque os problemas eram menores.

"Vilhena já tinha o IFR para pouso por instrumento. O problema sério, há muito tempo, é que não tem cerca no padrão para uma operação segura da aeronave. Com o conserto da cerca até o fim de outubro, talvez a gente já pode programar os voos a partir de novembro", diz.

Se o cronograma de reforma não atrasar, Ji-Paraná deve ter seus voos retomados a partir de dezembro, de acordo com expectativa da diretoria da Azul. O problema do aeroporto da cidade era a delimitação da área aeroportuária.

Em Ji-Paraná é preciso fazer a desapropriação de um dos lados da pista do aeroporto para ser implementado o IFR, que permite o chamado voo por instrumento. "Sem o IFR a gente tinha alto custo de operação, pois nesta época das queimadas, por exemplo, às vezes o avião não conseguia pousar devido à quantidade de fumaça", explica o diretor.

O aeroporto Capital do Café, em Cacoal, tem a situação mais crítica, incluindo com buracos na pista de pouso e decolagem. "Já temos problemas de longas datas em Cacoal, como falhas no pátio. Viemos trabalhando com o governo estadual desde 2019 [para que fossem feitos os reparos]. Se a gente opera com buracos nas pistas, corre o risco da aeronave afundar e assim precisar ser guinchada", afirma o diretor Marcelo Bento.

A previsão é que os voos em Cacoal só sejam normalizados a partir de fevereiro de 2021.

Voos com jatos

De acordo com Marcelo, a companhia tem bastante interesse em reativar seus voos no interior do estado devido ao agronegócio. "Se dependesse da gente, já teríamos reativado as operações nessas três cidades", diz.

O planejamento da companhia, após a conclusão das obras, é que Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná possam receber voos com os jatos Embraer 195 (com capacidade para 120 passageiros).

"Cacoal e Vilhena, antes da gente suspender as operações, já tinham voos com o Embraer. Só Vilhena voava com o modelo ATR-72 e capacidade para transportar cerca de 70 passageiros. Mas queremos Vilhena também voando com o Embraer 195", ressalta o diretor de relações institucionais.

Antes da pandemia da Covid-19, a companhia diz que os aeroportos das três cidades movimentavam cerca de 13.000 clientes ao mês.

A manutenção dos aeroportos do interior do estado é de responsabilidade do governo de Rondônia, através do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO).

Fonte: G1