Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Azul Cargo Express celebra 16 anos com foco no e-commerce

No primeiro semestre, a empresa transportou mais de 60 mil toneladas de carga e realizou mais de 8,9 milhões de entregas

28/08/2025 15h00

Foto: Azul - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas informa que sua unidade de logística Azul Cargo Express completou 16 anos neste mês, consolidada como uma das principais transportadoras aéreas de cargas no Brasil.

Com 352 postos de atendimento espalhados pelo país, sendo 30 a mais que no ano passado, a operação já alcança mais de 5.100 municípios, sendo 2 mil deles com entregas em até 48 horas.

No primeiro semestre de 2025, a empresa transportou mais de 60 mil toneladas de carga e realizou mais de 8,9 milhões de entregas, o que representa uma média de quase 50 mil pacotes por dia.

Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de expansão e modernização da frota, que agora conta com dois aviões modelo A321 exclusivamente cargueiros, com 40% mais capacidade e 27% mais eficiência em consumo de combustível em relação às aeronaves anteriores.

Com rotas dedicadas para o Nordeste e Manaus, regiões estratégicas para o setor, a Azul Cargo tem atendido principalmente o segmento de e-commerce, que já representa 39% de sua operação. A expectativa é que esse percentual alcance 50% até o fim do ano.

De acordo com a diretora Izabel Reis, a unidade como um todo deve crescer de 25 a 30% nesse mesmo período.

Nós atendemos a uma variedade de setores além do e-commerce, como o transporte de alimentos, e ainda vemos grande potencial de crescimento no uso das barrigas dos aviões de passageiros. Um voo que sai da região Sudeste para o Sul, por exemplo, vai cheio, mas, na volta, ainda há muito espaço disponível, ou seja, muita oportunidade. Também destaco nossas novas rotas para Madri e Porto, que nos conectam à Ásia, um mercado estratégico para a logística internacional. Estamos com foco ainda nas Américas Central e do Sul, onde recentemente fizemos o nosso primeiro voo para Santiago, no Chile, e recebemos aprovação para duas operações rumo a Argentina”, afirma a executiva.

Ela destaca que, ao longo desses 16 anos, a Azul Cargo Express ganhou protagonismo dentro da companhia aérea. “Hoje somos consultados pelo time de planejamento de malha no lançamento de novas rotas, temos uma rede sólida de parceiros em logística terrestre e conquistamos Clientes que confiam na nossa capacidade de criar soluções sob medida, com segurança e tecnologia de rastreamento. Tenho muito orgulho do que construímos”, conclui a executiva.

Sobre essa confiança do setor e dos clientes, Izabel Reis lembra que isso é resultado de um trabalho com o foco em cada perfil de Cliente e na busca por soluções que possam atender às expectativas e necessidades de cada um deles.

Frutas

Azul Cargo transportou 100 toneladas de frutas para Portugal em apenas um mês. O transporte foi realizado a partir das novas rotas internacionais de passageiros da companhia lançados em junho deste ano, partindo de Viracopos/Campinas (SP) e Recife.

A carga é composta principalmente por mangas e mamões produzidos na cidade pernambucana de Petrolina, importante polo de produção de frutas no Brasil.

Reconhecimento Global

A atuação da Azul Cargo no mercado internacional tem chamado atenção. Em reconhecimento à sua excelência no setor logístico, a unidade foi premiada com o título de Liderança em Cargas Globais no prestigiado The Airline Strategy Awards 2025, realizado em julho, em Londres.

A cerimônia, promovida pela FlightGlobal, em parceria com a revista Airline Business e a consultoria Korn Ferry, destacou a atuação estratégica da Azul Cargo no cenário internacional, consolidando seu papel de referência no transporte de cargas entre continentes.