Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Azul comemora 17 anos com a decolagem do 1º voo da sua história

Para marcar o aniversário da companhia, Clientes e Tripulantes embarcaram para refazer a rota Viracopos (SP) – Salvador (BA

16/12/2025 07h32

Foto: Azul - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas completa 17 anos, com mais de 800 voos diários no currículo e uma bagagem ao longo dessa trajetória que a fez assumir o comando em muitas frentes e atingir precocemente a maioridade no setor.

Como a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, a Azul decidiu comemorar suas conquistas até aqui com um voo simbólico – para reviver o primeiro da sua história. Clientes e Tripulantes embarcaram em um Embraer E2 195, exatamente no dia do aniversário, para cumprir o trajeto (de Viracopos, em Campinas/SP, para Salvador/BA) que inaugurou as operações da aérea em 15 de dezembro de 2008.

A rota é a mesma, mas agora o voo AD 4141, que decola do seu hub em São Paulo para a base que deu início às suas operações no Nordeste, o Aeroporto Internacional de Salvador, leva muitas histórias a bordo. Afinal, quatro Tripulantes também completaram 17 anos na Azul em 2025. A comandante do E2, à frente desse voo, Aline Silveira Lima, aliás, entrou na companhia exatamente no mesmo dia do voo inaugural da Azul – 15/12/2008. Aos 46 anos e com mais de 9 mil horas de voo desde o início da sua carreira, a piloto incluiu o voo comemorativo em sua escala a convite da Diretoria de Operações, que decidiu prestar essa homenagem e deixar a comemoração ainda mais emocionante (veja, ao final, um pouco da história da comandante, que voou na carreira junto com a Azul).

É muita vivência reunida nesse embarque e voando como testemunha de todos capítulos da história da companhia até aqui. E o próprio voo comemorativo deve ganhar um capítulo à parte. Clientes do voo foram surpreendidos com um presente: 17.000 pontos do programa Azul Fidelidade para cada um deles.

Maior e melhor

O encontro e toda essa comemoração nas alturas só foi possível, porque a Azul continua voando e alto, como a aérea que mais conhece, conecta e desenvolve o país. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao todo e antes de terminar 2025, a Companhia já registrou um aumento de 1,3 milhão de Clientes transportados, totalizando mais de 26,4 milhões de pessoas em suas aeronaves nos 10 primeiros meses do ano, com oferta de 33,1 milhões de assentos. Esse resultado representa um crescimento de 5,1% em relação ao total movimentado no ano passado.

Mais do que diminuir as distâncias e promover a conexão entre os estados do país e entre o Brasil e o mundo, a Azul tem feito cada vez mais por seus Tripulantes e Clientes e embarca nesse voo especial junto com muitas outras conquistas neste ano. Em agosto, por exemplo, a Azul foi a mais pontual do mundo e, entre as mais pontuais do planeta, por cinco meses consecutivos, de junho a outubro.

Segundo a Cirium, empresa que é referência mundial em análise de dados da aviação, foram mais de 25 mil voos da Azul rastreados no período. E, com 88,43% deles pousando em até 14 minutos do horário previsto, a aérea se posiciona entre as líderes do setor, atrás apenas de companhias que operam no México e Panamá.

A escolha do modelo mais avançado do Embraer (o E2 195) para fazer decolar hoje essa comemoração de aniversário a bordo não foi feita apenas para relembrar o E1 do 1º voo Azul e aguçar a memória dos mais saudosos. Com sete jatos desse modelo (E2 195) previstos para serem incorporados à frota até o fim do ano (três deles já recém-entregues), a companhia também mostra que, desde o início, sempre apostou na aviação nacional e, assim, tornou-se a maior operadora de E2 do hemisfério Sul.

Pronta para voar mais alto

Mesmo em um ano repleto de desafios, a companhia conseguiu manter seus voos, a credibilidade e a preferência de seus Clientes e, segundo John Rodgerson, CEO da Azul, cumprir a rota de transformação que a deixará ainda mais forte já a partir de 2026.

O executivo se refere especialmente a mais um passo decisivo, divulgado na última semana, para a conclusão do processo de reestruturação financeira da Azul. O Tribunal dos Estados Unidos aprovou, com mais de 90% de validações em todas as classes de credores elegíveis, o Plano de Reorganização da Companhia.

Para John, a decisão em tempo recorde, se comparada a outros processos recentes e semelhantes no mercado, é mais uma prova da solidez do Plano e da confiança na posição da Azul como a companhia aérea mais preparada para liderar o futuro da aviação brasileira.

"Acredito que concluiremos nossa transformação com uma frota e malha otimizadas, e com a solidez financeira para executar de maneira completa nosso plano de negócios, capturando as significativas oportunidades à frente. Seguimos certos de que a Azul sairá deste processo mais resiliente, mais competitiva e melhor posicionada para entregar valor a longo prazo", resumiu John.

A Azul embarca nesse voo comemorativo dos 17 anos já de olho no horizonte e em 2026, quando completará, de fato, a maioridade. Mas alguns números que fecham o ano da companhia já demonstram que não faltam maturidade e experiência para que continue a crescer de forma saudável e voando alto.

O programa Azul Fidelidade manteve sua trajetória de crescimento e superou 20 milhões de membros. Já a Azul Viagens, a operadora de Turismo da Azul, aumentou a receita voada em 29,5% em relação a 2024, impulsionada pela forte demanda do mercado de lazer e apoiada por uma otimização da frota da companhia, que conseguiu ofertar viagens dedicadas à unidade. Em logística, com a Azul Cargo, o crescimento na receita total foi de 16,5%.