22/04/2021 14h50
Foto: Divulgação
Pela primeira vez em sua história, a Azul Linhas Aéreas apareceu na dianteira do mercado aéreo doméstico brasileiro por um trimestre. Apesar da pandemia e dos ajustes na malha, os dados da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac mostram que a Azul fixou 37,89% de market-share acumulado nos três primeiros meses de 2021.
Em 2020 a Azul terminou em terceiro lugar, com 31,25%, logo atrás da Latam Brasil, que alcançou 31,82%. A Latam Brasil, empresa que faz parte do Grupo Latam, além da pandemia, atravessa uma crise financeira e está fazendo ajustes de frota e rede em meio ao processo da lei de falência dos Estados Unidos.
A Latam é a primeira companhia brasileira a recorrer ao “Capítulo 11”, lei de falência norte-americana que garante proteção temporária contra credores para permitir a restruturação da empesa. Com isso, no primeiro trimestre de 2021, a Latam Brasil assegurou 28,02% da demanda de mercado, sendo o pior número da companhia desde o ano 2000.
A Gol Linhas Aéreas conquistou o segundo lugar no trimestre com 32,98%, perdendo a liderança que mantinha desde 2013. A companhia é outra que vem realizando ajustes em sua malha e deixou de operar rotas na pandemia.
As demais companhias, como a VoePass, MAP, Azul Conecta, Sideral, que opera voos fretados de passageiros, além de carga, apresentaram discreto crescimento de mercado, além da Asta, que suspendeu suas ligações sistemáticas temporariamente, voltando a operar como táxi aéreo.
Em breve, a ITA – Itapemirim Linhas Aéreas entra nesse jogo. A empresa deveria entrar em operação no último mês de março, mas espera agora operar a partir de junho próximo, trazendo novas opções ao mercado e competitividade.
Fonte: Aviação Brasil