Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Azul estreia operação de manutenção pesada de jato Embraer E2

Equipes da companhia aérea na Pampulha (MG) utilizarão os nove anos de experiência e expertise

02/07/2025 09h27

Foto: Azul - Divulgação

A Azul é a única a operar no território nacional as aeronaves Embraer E2, maior e mais moderno jato comercial fabricado no Brasil. A partir deste mês, equipes da Azul do centro de manutenção baseado no aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais, iniciaram pela primeira vez uma operação de heavy check, manutenção pesada e considerada uma das mais complexas da aviação comercial, neste modelo de aeronave. A previsão de conclusão dos serviços na primeira aeronave é no fim do mês de agosto.

A operação de manutenção pesada do Embraer E2 envolve um alto volume de tarefas técnicas, que serão realizadas por cerca de 60 Tripulantes da Azul, entre especialistas e técnicos de manutenção, engenheiros e equipes de apoio. As equipes, que atuam no hangar da companhia na capital mineira, têm expertise de nove anos de serviços de manutenção de diferentes aeronaves, incluindo o modelo de aviões Embraer E1, ATR, Boeing e Pilatus PC-12.

A previsão é que todo o processo seja realizado em três etapas, sendo que cada uma das duas primeiras deve ser concluída em até 25 dias e a terceira, em 20 dias. Essa operação na Pampulha reforça a estratégia da Azul de fortalecer suas estruturas de manutenção, destacando o conhecimento técnico de seus tripulantes e otimizando custos.

"Temos equipes com grande domínio técnico para realizar o heavy check do E2. Vamos aproveitar nossa grande expertise com a manutenção dos jatos E1 e de outros modelos para iniciar a revisão completa dessa aeronave mais moderna. Além de vasta experiência dos nossos tripulantes, o nosso hangar na Pampulha tem diariamente atividades de manutenção e reparos em suas diferentes oficinas, como de eletrônica, composto e aparência, de rodas, freios e de trem de pouso. Essa operação vai ser estratégica e poderemos promover uma redução de despesas operacionais", disse Plínio Oliveira, diretor técnico Azul TecOps.