Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Azul fortalece presença em cidades do agro no Centro-Oeste

Companhia conecta com aproximadamente 70 voos diários para diversos destinos no Brasil

24/10/2023 07h27

Foto: Divulgação

A companhia com o maior número de cidades atendidas no país não poderia deixar o agronegócio de lado. Atualmente, a Azul atende 17 destinos no Centro-Oeste brasileiro, com uma média de 70 voos diários, conectando os principais municípios da região, conhecida por sua forte produção agropecuária, para mais de 150 destinos no país. Para Vitor Silva, gerente geral de Planejamento de Malha e Estratégia da Azul, essa conexão ajuda no desenvolvimento econômico e social. "É uma região rica e que ajuda a movimentar o PIB brasileiro. Com a nossa malha ampla e conectada, o produtor pode ir para uma reunião com investidores de outros estados em poucas horas, viajando com a companhia aérea mais pontual do Brasil", afirma. 

Mato Grosso, o maior estado produtor de soja do país, possui oito rotas da Azul, com destaque para os voos entre Sorriso (MT), a cidade que mais produz soja no Brasil, e a capital Cuiabá (MT). De lá, os Clientes podem viajar para outros 15 destinos, como Campinas (SP), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) entre outros. Mas definir as rotas não é um trabalho simples e exige muitos meses de estudo e planejamento. "Olhamos dados importantes que podem nos indicar uma forte demanda, por exemplo, as informações do censo do IBGE, em que verificamos o crescimento populacional dos municípios, sua produção agropecuária, industrial, PIB per capita, entre outros indicadores", explica Vitor. 

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é outro exemplo da importância da malha da Azul. A cidade, que tem um dos maiores rebanhos de gado do país, possui três voos semanais para Bonito, onde os Clientes podem voar via conexão para Campinas (SP), o principal hub da Azul, que atende mais de 60 destinos. No estado, além de Corumbá, a Azul possui mais quatro destinos atendidos: Campo Grande, Ponta Porã, Bonito e Três Lagoas. Já em Goiás, o grande destaque é a cidade de Rio Verde (GO), grande produtora de soja do estado e que realiza uma das mais importantes feiras do agro, a Tecnoshow. O município recebe dois voos diários vindo de Campinas (SP). Já a capital do estado, Goiânia, tem 14 voos diários para Campinas (SP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e outros cinco destinos. Ainda no estado, existem voos de Caldas Novas para Campinas (SP) e, a partir de 4 de novembro, haverá voos da cidade para Belo Horizonte (MG) uma vez na semana. 

No Distrito Federal, a capital Brasília possui voos diários para importantes aeroportos, como Congonhas (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Cuiabá (MT). 

Segundo o executivo da companhia, a expansão da malha em regiões do agronegócio é totalmente estratégica. "Somos a companhia que voa para mais destinos no Brasil e estamos sempre de olho em novas oportunidades. Para nós, é importante colaborar com o crescimento sustentável de diversas regiões e o Centro-Oeste tem a característica de ter longas distâncias entre as cidades, aeroportos com boa infraestrutura, além de grande potencial de negócios, que tornam a região atrativa", declara Vitor.