Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Azul lança ferramenta de inteligência artificial AzulGPT

A nova plataforma é utilizada pela Azul em colaboração com Microsoft e Avanade

28/05/2024 08h52

Foto: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas informa que está lançando o AzulGPT, uma plataforma de inteligência artificial generativa (IA) usando o Microsoft Azure OpenAI Service em conjunto com a Avanade. A companhia aérea afirma que o AzulGPT representa ganhos de produtividade, processamento e análise de dados, respeitando os padrões de segurança e privacidade da empresa.

No dia a dia, o AzulGPT contribui para a integração e compartilhamento de informações entre os funcionários da Azul de diferentes bases. Naelly Oliveira, assistente de cultura e uma das mais adeptas ao produto, que já vem sendo usado na companhia, explica que a plataforma tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre programas e eventos de maneira mais rápida.

Além disso, tem sido importante para a construção de materiais, campanhas e formulários, reduzindo o tempo dedicado a essas tarefas em até três dias. Com isso, ela consegue direcionar mais atenção ao planejamento estratégico e criativo.

Felipe Starling, diretor de TI da Azul, afirma: “Somos uma das primeiras companhias aéreas a adotar esse sistema no Brasil, demonstrando nosso DNA de inovação e compromisso com iniciativas que tornam a operação mais eficiente, além do cuidado do ponto de vista da proteção de dados corporativos. Com pouco tempo em funcionamento, já recebemos feedbacks positivos de áreas internas que aceleraram seus processos. Análises de feedbacks e NPS de Clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos”.

Roberto Sória, vice-presidente de Customer Success na Microsoft Brasil, diz: “A IA aliada à produtividade funciona como um copiloto para o trabalho e permite que as pessoas tenham tempo livre para se dedicar ao trabalho estratégico. A solução desenvolvida pela Azul, além de gerar impacto positivo na realização de atividades, roda em um ambiente fechado da companhia no ambiente do Microsoft Azure e cumpre requisitos de conformidade, proteção e segurança”.

Luiz Pirollo, vice-presidente de Tecnologia da Avanade Brasil, relata: “Com o AzulGPT, vemos um claro exemplo de como alinhar inovação, propósito e foco no usuário pode gerar um impacto humano positivo para as empresas. Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados, para que assim eles possam encantar os passageiros e demais clientes. Ao mesmo tempo, trouxemos diversos guidelines de segurança da informação e de privacidade, para que o uso da IA seja responsável e dentro das melhores práticas mundiais sobre o tema”.