03/10/2024 10h33
Foto: Azul - Divulgação
A Azul muda de cor pelo 14º ano consecutivo, para dar início à sua tradicional campanha de combate ao câncer de mama. Neste ano, para abrir oficialmente as ações de conscientização sobre a doença, a companhia decolou com seu Embraer E2 pintado de rosa e uma tripulação 100% feminina rumo à unidade de prevenção do Hospital de Amor (HA), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O objetivo foi marcar a abertura oficial da campanha Outubro Rosa com um evento realizado no dia 02 em uma das 27 unidades do HA, a rede hospitalar que apoia as ações da companhia desde 2017 e é referência nos cuidados com pacientes oncológicos.
A escolha da unidade de prevenção de Campo Grande para essa ocasião foi muito simbólica também. Afinal, o mote da campanha da Azul, Quem se Cuida, Voa Mais Longe, reforça a importância dos exames constantes e preventivos para o combate à doença e para o aumento de mais de 90% nas chances de cura neste tipo de tumor.
Mesmo antes do pouso, a companhia já deu o seu recado. Durante o trajeto, a bordo do E2 rosa, os clientes receberam as famosas balinhas da companhia, especialmente produzidas em cor-de-rosa, e ouviram as mensagens inspiradoras sobre o tema, a começar pela comandante do voo, Marcela Fernandes, seguida pelos convidados especiais a bordo, como o diretor de Pessoas da Azul, Antonio Dibai, o diretor de Desenvolvimento Institucional e Parcerias Estratégicas do Hospital de Amor, Henrique Prata, e o médico Cléber Sérgio da Silva, mastologista e parceiro da Azul e idealizador do projeto À Flor da Pele, que leva médicos de todo o país para um mutirão de cirurgias de reconstrução de mama pela campanha.
Todos também se emocionaram com o depoimento de Carla Marmugi, de 60 anos, que trabalha na Azul Center e é umas das Vitoriosas — como são chamadas as mulheres que trabalham na companhia e que já tiveram o apoio para enfrentar esse tipo de câncer e permanecer em seus cargos e equipes.
Ela fez questão de embarcar para contar um pouco de suas batalhas com o tumor diagnosticado há três anos e que já desapareceu com o tratamento hormonal ao qual é submetida. Carla reforçou a importância da prevenção e dos exames e deu um recado motivador às mulheres: “tem, sim, muito azul na vida, após o diagnóstico. Com exames e tratamento precoces, as suas chances de cura aumentam em mais de 95%”, contou.
Em todo Outubro Rosa, as Vitoriosas, como a Carla, são convidadas pela Azul para, voluntariamente, compartilharem suas histórias de coragem, de medos, de desafios e de superação com todos os colegas, mais de 16 mil Tripulantes (como são chamados todos os colaboradores da Azul) e também com os Clientes, durante os voos.
Já em solo, na cerimônia de abertura da campanha, no HA de Campo Grande, o destaque foi para a importância e os resultados dessa parceria, que deu vida ao projeto Conexão Azul Rosa.
Com ele e graças a ampla malha da companhia em todas as regiões do país, a Azul consegue oferecer passagens com direito a acompanhante para pacientes de qualquer unidade do Hospital do Amor que precise se deslocar para o tratamento na unidade principal de Barretos (SP). Desde o início da parceria, o projeto já garantiu mais de 500 passagens e acesso ao tratamento para mais de 200 mulheres no país
“Nós estamos em 19 estados, especialmente no centro-oeste e norte do Brasil. E é a Azul que nos permite levar essas pacientes para o tratamento e a cura. É uma companhia que salva vidas e nos ajuda nessa missão. Sua campanha Outubro Rosa é um modelo de responsabilidade social, de empresa com ambição e foco em tudo o que realiza”, explicou Henrique Prata, diretor do Hospital de Amor. A bordo, Henrique também fez questão de agradecer aos Clientes. “Quero agradecer de coração a todos vocês que possibilitam que a Azul esteja no país inteiro e que, por isso, consiga levar pacientes do país inteiro para a cura”.
O diretor de Pessoas da Azul reforçou a importância da parceria. “Temos muito orgulho e continuaremos engajados nessa missão em comum com o Hospital, que, além da Conexão Azul Rosa, também permite a realização de mamografias gratuitas em mulheres indicadas por nossos Tripulantes. Por isso tudo, o Outubro Rosa é nosso principal programa social”, explicou Antonio Dibai.
Foto: Azul - Divulgação
Outras iniciativas da Azul neste Outubro Rosa
O mês começou a mudar de cor ontem, com um voo internacional (Campinas – Lisboa), também com frota 100% feminina e vestida de rosa. Foram 10 comissárias e 3 pilotos, com speech a bordo da comandante Bethânia Porto. E, depois do evento, em Campo Grande, outras iniciativas estão previstas. Confira a seguir algumas das principais: