24/12/2025 10h59
Foto: Divulgação
A Azul segue avançando em sua estratégia de modernização dos seus principais hubs e bases e acaba de instalar novos Totens de Autosserviço (TAS) em aeroportos brasileiros. Com a novidade, a empresa alcança 86 equipamentos em operação, reforçando o compromisso de oferecer uma jornada mais fluida, segura e eficiente para seus Clientes. Até o último levantamento, mais de 255 mil check-ins e cerca de 699 despachos de bagagem foram realizados por meio dos equipamentos.
A tecnologia - que conta com suporte multilíngue em português, inglês e espanhol - permite que os viajantes realizem, de forma rápida e intuitiva, serviços como check-in, impressão de cartões de embarque e despacho de bagagem, sem a necessidade de interação direta com os Tripulantes ou espera em filas. O modelo, já consolidado em grandes hubs internacionais, vem sendo adotado pela Azul em suas principais bases e hubs, com resultados positivos, especialmente em períodos de alta demanda.
Em 2024, a companhia havia instalado 47 totens em Campinas (SP), Confins (MG), Recife (PE) e Congonhas (SP). Já em 2025, o número de equipamentos em funcionamento quase triplicou, chegando a 86, com a chegada de 39 novos terminais em Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Santos Dumont (RJ), Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Alegre (RS).
"Com esses 86 totens em operação conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera dos nossos Clientes e oferecer uma experiência mais autônoma e confortável. A expansão prevista para Guarulhos em 2026 reforça nossa estratégia de modernização e posiciona a Azul como referência em autoatendimento no Brasil. Além do mais, o feedback dos nossos Clientes tem sido amplamente positivo", afirma Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul.
Para 2026, está prevista a instalação de 6 unidades em Guarulhos (GRU), consolidando a cobertura nos hubs e principais bases da companhia.