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04/10/2020 11h34
Foto: Tecon Salvador - Divulgação
A cabotagem, modal de transporte aquaviário entre dois portos localizados dentro do mesmo país, segue como uma das alternativas mais promissoras para apoiar o desenvolvimento econômico nacional. Responsável por 11% do transporte de cargas no Brasil, segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) publicado em 2019, o modal apresenta percentual semelhante ao de outros países com ampla disponibilidade de vias navegáveis, a exemplo dos Estados Unidos.
Vista como uma solução oportuna para reduzir custos e emissão de poluentes, a cabotagem ganha cada vez mais força e importância diante das necessidades de retomada da economia aliada à responsabilidade socioambiental e esforços globais ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Bahia também segue com boas oportunidades que favorecem o crescimento do serviço. Recentemente a Aliança, um dos principais armadores a operar o modal pela costa brasileira, retomou a escala "Sling 2", serviço que opera no Porto de Salvador e traz como novidade a redução do lead time de transporte , resultando em melhorias significativas no nível do serviço na conexão da Bahia e Sergipe com o sul do país.
Outro grande armador, Mercosul Line, anunciou o Nexco – Northeast Express Connection, novo serviço que conectará o sudeste e nordeste do Brasil através de escalas nos portos de Santos, Salvador, Suape e Itaguaí, com previsão de início para outubro de 2020. Além de aumentar a capacidade de carga neste fluxo de transporte, o serviço trará uma nova opção para conexão de Salvador para Manaus.
Estes dois serviços corroboram com o horizonte de crescimento da Cabotagem na Bahia, reforçando as oportunidades de transporte de cargas entre o nordeste e as regiões sul, sudeste e norte do país.