Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Bahia entrega obras de requalificação na Baía de Todos os Santos

Base Náutica da Penha exigiu investimentos de mais de R$ 28 milhões

01/04/2023 10h49

Foto:  Rafael Martins - GOVBA

A antiga Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, foi totalmente requalificada e transformada na Base Náutica da Penha. A obra foi entregue neste sábado (1º), pelo governador em exercício, Geraldo Júnior.

A nova Base Náutica, requalificada por meio da Secretaria de Turismo (Setur), traz infraestrutura completa para embarcações e passageiros, em um investimento de mais de R$ 28 milhões. 

A Base Náutica da Penha integra as ações do Programa de Fomento ao Turismo (Prodetur), que engloba 11 intervenções náuticas, uma cultural e ações socioambientais, no entorno da Baía de Todos-os-Santos.

Geraldo Júnior também entregou a recuperação estrutural do Atracadouro de São Tomé de Paripe. A obra, que beneficia mais de dois milhões de habitantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, apresenta píer fixo e permite a atracação de embarcações para transporte de passageiros, recreio, esporte, lazer e turismo.

Base Náutica da Penha

Com a requalificação, o equipamento passa a contar com rampa de acesso, ponte móvel e flutuantes para a atracação. A capacidade atual da base é de 96 vagas secas e 48 vagas molhadas. Com uma planta geral de urbanização de mais 5.200 m², a base náutica ganhou também espaço para restaurante, cafeteria, prédio administrativo e pequenos auditórios. Há ainda projeto paisagístico e de urbanização com bancos fixos, iluminação pública e sinalização vertical, oficinas para manutenção de embarcações, depósitos e pátios de serviço.

Também foram instalados sanitários masculinos, femininos, adaptados para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e vestiários, terminal com recepção, lanchonete, bilheteria e estacionamento com 37 vagas.  Com a nova estrutura, o usuário também poderá usufruir de serviços complementares como oficina mecânica e movimentação de embarcação, estruturação de postos de combustível, lojas de conveniência e de comércio de produtos náuticos e correlatos, além da promoção de eventos associados, a exemplo de competições náuticas.