Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Bahia não recebe 350 respiradores comprados na China

É a segunda vez que o estado tem problema com a compra deste equipamento

06/05/2020 08h06

Foto: Agência Brasil

Uma carga de 350 respiradores comprados pelo governo da Bahia para a abertura de novos leitos de tratamento de pacientes com a Covid-19 não chegou ao estado. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (5). Ele informou que a carga não embarcou na China, onde foi comprada, por conta do feriado do Dia do Trabahador.

A previsão, agora, é que ela chegue nas próximas semanas. Antes disso, o governo espera receber uma segunda carga de equipamentos comprados da Inglaterra. Estes devem chegar de sete a dez dias, acredita. A compra em outros locais é uma tentativa de diversificar fornecedores.

"Houve um feriado na China, os fornecedores reprogramaram, isso tem acontecido com regularidade. A gente não consegue ter a execução do prazo firmado originalmente no contrato. Temos algum grau maior de que os equipamentos da Inglaterra chegarão na próxima semana ou, no mais tardar, na outra", disse Vilas-Boas.

O governador Rui Costa também comentou o atraso na entrega. “A compra não foi cancelada, mas adiada. A sensação que a gente tem é de que parece que tem alguém na linha de produção da fábrica oferecendo muito mais do que a gente pagou para poder passar na frente na fila e pegar esses respiradores, porque os prazos não são cumpridos, mesmo tendo multa. Pelo visto, parece que o valor pago por terceiro é sempre maior do que a multa dos contratos", disse.

Não é a primeira vez que a Bahia tem problemas com a compra de respiradores da China. No início de abril, uma compra de 600 equipamentos foi retida no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos. O governo, então, providenciou uma forma de buscar os respiradores no próprio país asiático.