Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Bahia prevê receber 6,2 milhões de turistas até março de 2023

A Secretaria de Turismo anunciou uma série de mudanças para aprimoramento do setor

13/12/2022 07h04

Foto: Divulgação 

Para fortalecer o território baiano como destino turístico, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) anunciou que investirá, até o final da alta estação, em ações de recepção de turistas em terminais rodoviários, praças de pedágio e portos e aeroportos baianos.

De acordo com a pasta, são esperados, até março de 2023, 6,2 milhões de turistas que devem injetar R$ 9 bilhões no estado. Caso o número de visitantes seja alcançado, vai superar o registrado no Verão de 2019, antes da pandemia de covid-19, quando foram recebidas seis milhões de pessoas.

"Hoje, a Bahia já tem uma movimentação no turismo superior ao período pré-pandemia. O maior exemplo disso é o número de empregos gerados na atividade. Nós perdemos na pandemia 19 mil postos de trabalho e, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), até setembro de 2022, a atividade já tinha recuperado mais de 20 mil postos”, disse o secretário de Turismo, Maurício Bacellar. “Estamos colhendo as ações de promoção do destino Bahia desenvolvidas durante o ano, feitas na área internacional, nacional e regional. Agora, vamos nos concentrar no nosso estado para bem receber quem nos visita".

Segundo o gestor, a pasta realizará receptivos para turistas nas regiões do litoral e da Chapada Diamantina, com a disponibilização de informações sobre roteiros de passeios. Eles serão realizados por guias de turismo e técnicos da secretaria. Também será realizada uma requalificação do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), balcão informativo disponível em terminais e locais de grande visitação.

Outra proposta da secretaria é realizar pesquisas com os visitantes para que as futuras ações da pasta sejam voltadas para as demandas apontadas. O Plano Viva Turismo Bahia abraça o pacote de mudanças propostas pela Setur, o que inclui ações de biossegurança sanitária, qualificação e capacitação de mão de obra, promoção do destino Bahia e obras de infraestrutura.

Sobre a questão da segurança em meio à pandemia, Bacellar detalhou que as normas presentes no decreto estadual que está em vigor devem ser respeitadas como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais.

"É prioridade do governo priorizar vidas, mas os decretos são proporcionais ao comportamento da pandemia. Existem protocolos de biossegurança sanitária específicos. O protocolo de hotéis é um, que é diferente daquele para bares e restaurantes, entre outros", afirmou.

Voos e cruzeiros

Outra novidade é a retomada de voos de Salvador para Madrid, capital da Espanha, no próximo dia 21 de dezembro. As rotas haviam sido suspensas por causa da pandemia.

Um dos fatores que vai aquecer a temporada é o retorno dos cruzeiros marítimos, que estavam suspensos. Três, com cerca de sete mil turistas, atracaram na segunda-feira (12), no Porto de Salvador.