Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Bahia registra 2,7 milhões de visitantes no Carnaval

O turismo teve resultados que superaram as marcas anteriores

23/02/2023 09h01

Foto: Valter Pontes - Secom - PMS

Na retomada do Carnaval da Bahia, o turismo teve resultados que superaram as marcas anteriores. Em 2020, Salvador recebeu 800 mil turistas; em 2023, foram mais de um milhão de visitantes na capital. No estado, pelo mesmo comparativo, os números aumentaram de 2,3 milhões para 2,7 milhões de visitantes.

A rede hoteleira teve ocupação média de 95%, em Salvador, com picos de 100%, e ocupação máxima em alguns destinos, como Itacaré, Ilhéus, Rio de Contas e Maragojipe, além de taxas acima de 95%, em Morro de São Paulo e Porto Seguro. Os dados são da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e das prefeituras.

“Como planejamos, o Carnaval da Bahia deu o melhor resultado de todos os tempos para o setor do turismo, fruto da união do Governo do Estado, municípios, trade turístico, produtores e artistas. Recebemos bem os visitantes, que, com certeza, irão voltar para conhecer nossas 13 zonas turísticas”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

No Porto de Salvador atracaram quarto cruzeiro marítimo nos últimos dias. Os navios trouxeram 17,5 mil cruzeiristas, do Brasil e do exterior, que vieram curtir a folia e fazer passeios.

Para encerrar as atividades ligadas ao Carnaval, a Setur-BA promove a operação Até Breve, nesta quinta-feira (23), no embarque do aeroporto de Salvador. Será o agradecimento aos turistas por terem escolhido a Bahia e o convite para que eles retornem no São João. Um trio de forró anima a despedida.

Hotéis de Salvador atingem 100% de ocupação

Com a realização da festa momesca, a hotelaria da capital baiana supera os níveis pré-pandemia e alcança média de ocupação de 96,5%, atingindo 100% nos principais hotéis. "Os resultados foram melhores que o registrado no Carnaval de 2020 - último Carnaval antes da pandemia. Neste sentido, a expectativa é de termos um ano de 2023 igual ou melhor que o de 2019", afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia - Abih-BA.

De acordo com o representante da entidade, o Carnaval possui duplo efeito positivo para as atividades relacionadas ao turismo. Além dos hotéis praticamente lotados, o valor das tarifas é maior, o que eleva a rentabilidade dos estabelecimentos. "O faturamento dos hotéis no período é equivalente a 11,5% de todo o ano, considerando que os hotéis atingiram picos de 100% na taxa de ocupação e a diária tem um incremento significativo - esse dado mostra a força do Carnaval. Este ano houve um recorde de público de todo o histórico do Carnaval", ressalta.  

A festa traz grande exposição à cidade e cria uma expectativa para novos visitantes. É gerada uma mídia espontânea muito grande, pois além de transmitirem os circuitos, os veículos de comunicação também mostram a cidade, despertando o desejo das pessoas conhecerem Salvador.

Este também é o momento de comemorar a retomada do mercado internacional. "Ficamos quase três anos com restrições e agora já percebemos o retorno de turistas estrangeiros. Visualizamos este aumento no fluxo de turistas nos hotéis”, diz Lopes.